Home Gramática da língua inglesa Compound Adjectives Em Inglês (Adjetivos Compostos)

Compound Adjectives Em Inglês (Adjetivos Compostos)

by Daniel Silva
0 comment

COMPOUND ADJECTIVES (“ADJETIVOS COMPOSTOS EM INGLÊS”) são um tema fundamental para quem que falar inglês corretamente e, principalmente, com fluidez. Se este é o seu primeiro acesso ao portal inglês no teclado, seja muito bem-vindo (a) Além dessa página, mantemos um canal de inglês oficial no YouTube repleto de aulas de inglês para estudantes de todos os níveis. Vale a pena dar uma olhada em nosso trabalho em todas as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e TikTok. 

Enfim, vamos ao que realmente interessa que é o estudo dos adjetivos compostos em inglês (compound adjectives). Confira, abaixo, o que são, regras de uso, erros comumente competidos e exemplos. 

O QUE SÃO COMPOUND ADJECTIVES?

“Compound adjectives” são estruturas gramaticais da língua inglesa formadas pela combinação de duas ou mais palavras para modificar um substantivo. Eles desempenham o papel de adjetivos, fornecendo informações adicionais sobre o substantivo que modificam.

Em português, a gente normalmente emprega adjetivos de uma única palavra:

  • Casa bonita (casa é o substantivo e bonita é o adjetivo);
  • Carro sujo (carro é o substantivo e sujo é o adjetivo);
  • Tarefa difícil (tarefa é o substantivo e difícil é o adjetivo);

Em inglês, entretanto, cabe usarmos mais de uma palavra para qualificar o nosso substantivo. Ou seja, usamos mais de uma palavra para dar informações adicionais sobre o nosso substantivo. Foi justamente o que fizemos acima, demos informações extras sobre os nossos substantivos. 

Advertisement
POR QUE DIZEMOS COMPOUND ADJECTIVES?

A gente chama os tais compound adjectives assim porque a palavra ‘compound’ denota justamente a ideia da combinação (usamos mais de um termo para formar um adjetivo “grandão”).

Veja o exemplo abaixo. A palavra “sale” significa venda. É só uma dica rápida para você se sintonizar com a explicação que daremos após a arte. Foque no quadro em amarelo com a mensagem “going out of business sale”. 

O que vem antes do substantivo “sale” – “going out of business” – é um adjetivo. A combinação de palavras “go out of business” significa (em termos literais) sair do negócio, isto é, fechar as portas. O uso de ing ( go + ing = going) indica algo que está ocorrendo paulatinamente.  Portanto, podemos dizer que as vendas que ocorrerão são vendas atreladas a um negócio que está fechando as portas, saindo do mercado, encerrando a operação. Logo, a ideia é atrair consumidores que buscam por preço baixo. Viu como “going out of business” é um adjetivo grande que revela o tipo de venda a qual nos referimos?

TIPOS  / CLASSES DE COMPOUND ADJECTIVES

Existem diferentes tipos /classes de compound adjectives (adjetivos compostos em inglês) incluindo:

  • Hyphenated Compound Adjectives: Adjetivos compostos que são unidos por um hífen. Esses são comuns em inglês e geralmente aparecem antes do substantivo que modificam. As regras básicas para formar esses adjetivos incluem:
  • Duas palavras combinadas: Quando duas palavras são combinadas para formar um adjetivo composto, elas geralmente são conectadas por um hífen. Exemplos incluem “well-known” (bem conhecido), “high-powered” (de alta potência) e “fast-paced” (rápido).
  • Substantivo + Particípio: Muitas vezes, um substantivo é combinado com um particípio para formar um adjetivo composto. Por exemplo, “world-renowned” (renomado mundialmente) e “sun-drenched” (ensolarado).
  • Numeral + Substantivo: Quando um numeral é combinado com um substantivo para formar um adjetivo composto, eles geralmente são conectados por um hífen. Exemplos incluem “five-star” (cinco estrelas) e “ten-year-old” (de dez anos).
  • Non-hyphenated Compound Adjectives: Adjetivos compostos que não requerem um hífen e podem aparecer antes ou depois do substantivo. Esses adjetivos podem ser formados por duas ou mais palavras e geralmente não são hifenizados. Exemplos incluem “hot potato” (batata quente), “high school” (ensino médio) e “slow cooker” (panela de cozimento lento).
ERROS COMUNS COM ADJETIVOS COMPOSTOS EM INGLÊS

Os erros comuns ao usar compound adjectives (adjetivos compostos em inglês) incluem omitir o hífen quando necessário, usar hifens desnecessários e não posicionar corretamente o adjetivo composto em relação ao substantivo que modifica.

EXEMPLOS DE FRASES EM INGLÊS COM COMPOUND ADJECTIVES

Agora que já tivemos uma vista panorâmica sobre como usar adjetivos compostos em inglês, vamos dar uma olhada em exemplos práticos a serem usados rotineiramente.

Ex:  She lives in a well-known neighborhood.

[ela mora em um bairro bem conhecido]

Ex: This is a five-star hotel.

[este é um hotel cinco estrelas]

Ex: He bought a second-hand car.

[ele comprou um carro segunda mão]

Ex: She works as a full-time employee.

[ela trabalha como funcionária em tempo integral]

Ex: We went on a last-minute trip.

[fizemos uma viagem de última hora]

Esses exemplos demonstram como os compound adjectives são utilizados em inglês para modificar substantivos e fornecer informações adicionais sobre eles. Sugerimos que você também confira uma explicação complementar em relação a este artigo. O texto ao qual nos referimos é [este daqui: clique aqui]. Só mesmo com bastante esforço e determinação, ficamos feras quanto à temática dos adjetivos compostos em inglês. Vale muito a pena o esforço. 

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy