HAVE BEEN: explicação completa

HAVE BEEN deve ser uma das maiores pedras no sapato de quem começa a estudar Inglês. Digo isso me baseando na enxurrada de questionamentos sobre o que significa HAVE BEEN ou como usar HAVE BEEN. Uma rápida busca pela internet e encontramos diversas explicações, vídeos, infográficos, mas ainda assim continuamos a nos perguntar: como dizer HAVE BEEN em Português?

Antes de continuar lendo esse texto, sugerimos que você veja o nosso vídeo abaixo em que falamos sobre esse assunto. Dá play!

Existem duas vertentes que tratam dessa questão. Qual seria o equivalente em Português? Alguns estudiosos da língua inglesa apontam que inexiste o present perfect em Português, já outros (me incluo nesse bolo) citam que para algumas das atribuições do present perfect é possível sim encontramos ele na língua portuguesa. Seria o caso de “tenho estudado bastante para o concurso”.

De qualquer forma, como já dissemos no Inglês no Teclado, é essencial que aqueles interessados em estudar uma outra língua sejam capazes de interpretar os significados de expressões, não se apegando aos equivalentes do Português, já que eles nem sempre existirão. Mesmo que isso gere certa instabilidade no começo, entender o contexto é como um bilhete para uma trajetória de sucesso. Lembre-se: trilhar o caminho da interpretação é a chave do sucesso em qualquer língua que não a sua. Isso é facilmente explicável, pois só favorece o amadurecimento do seu entendimento e a confiança para encarar frases que contém palavras que você desconhece ante às situações inesperadas.

Por mais que isso possa parecer algo inseguro, pois simplesmente lhe é recomendado que desfaça o laço entre a sua língua-pátria e se dedique à imersão de outra, só mesmo o tempo é capaz de lhe provar que esse é o melhor caminho a ser seguido.

Superada essa questão, veja abaixo uma explicação sobre como usar have been.

Como usar have beeen: explicação completa

Have been é um conjunto de duas palavras em Inglês que representa fielmente o tempo verbal presente perfeito e o usamos com diferentes pronomes pessoais ou simplesmente nomes para destacar algum fato e não quando o fato ocorreu.

Isto é, dentre as alternativas que temos para destacar um fato e apontar quando exatamente ele passou a existir ou ocorreu, percebemos que have been detém a capacidade de situar um fato no passado (ainda que muito breve) o qual de alguma forma está ligado ao atual momento. Ou seja, podemos usar essa estrutura para relatar um fato que teve início no passado, mas que de alguma forma ainda está conectado ao presente.

Observe os exemplos abaixo:

Ex: I have been working as a police officer for 5 years.

Ex: I have been waiting you for the last two hours. 

Ex: It’s been snowing. 

Ex: She’s been eating too much chocolate recently. 

Ex: What have you been doing?

Um detalhe muito importante que devemos ter em mente ao criar frases com have been, é a estrutura que geralmente empregamos:

⇒ Fulano (ou pronome pessoal) + have been + complemento

Aqui a palavra complemento está sendo usada com o sentido de toda parte que vem depois da expressão have been.

Entretanto, memorizar a estrutura acima não nos garante montar uma frase gramaticalmente correta se negligenciarmos a análise à ser feita do complemento. Ou você acha que ler três parágrafos lhe assegura um 10 na sua prova de Inglês?

Para o complemento, fique atento. O verbo que ocorre logo em seguida da palavra been, será um present participle (e não past participle). Veja abaixo:

 Ex: I’ve been studying English for the last hour.

Studying English for the last hour (parte sublinhada) é o complemento, sendo study o verbo que está na formato chamado present participle. Com efeito, estamos lidando com  o tempo verbal present perfect continuous.

forma infinitivapresent participle
to playplaying
to studystudying
to workworking

Veja que nos exemplos acima, a regra do formato do verbo é respeitada: waiting, snowing, eating, doing.

Outro detalhe é quanto a chamada contraction form para have e pronomes.

  • He has been = he’s been
  • She has been= she’s been
  • They have been= they’ve been

Vamos apenas dar uma reforçada no que foi dito sobre a utilidade dessa estrutura. Para o exemplo I have been working as a police officer for 5 years, fica claro que eu comecei a trabalhar em um local há 5 anos e possivelmente continuarei trabalhando lá. Já para o exemplo I have been waiting you for the last two hours, vamos pensar no seguinte contexto. Você está aguardando alguém e quando ela finalmente aparece você diz essa frase. Nesse caso estamos tratando de uma evento curto no momento, não da situação apresentada anteriormente que envolve anos e ideia de continuidade. Nesse caso o have been na forma present perfect continuous está sendo empregado para destacar que uma situação que começou no passado (muitíssimo breve), teve uma duração continuada e acarretou em irritação ou desconforto (algo que começou no passado e ainda está associado ao momento atual). Da mesma forma, quando dissemos It’s been snowing não significa que ainda está nevando, porém constatamos o resultado com a neve cobrindo o chão. Outra aplicação de have been é quando associamos essa partícula aos advérbios de tempo indicando que algo vem ocorrendo com frequência como em she’s been eating too much chocolate recently.

como usar have been
HAVE BEEN: entenda como usar have been com os exemplos e contextos apresentados no Inglês no Teclado.

Sintetizando os usos de have been + present participle:

  • Relatar alguma atividade que começou no passado distante e de alguma forma está associado ao presente;
  • Relatar um evento de um passado nada distante com duração continuada acarretando em resultados os quais constatamos no presente;
  • Relatar algo que vem ocorrendo com frequência;
Como usar have been na negativa: Have been + not

Have been na negativa é muito simples. Basta combinar a expressão have beeen ou has been com a palavra not:

Ex: You haven’t been eating much lately. (relatando algo que vem ocorrendo recentemente)

Ex: I haven’t been working since ten o’clock.  (cessei o trabalho desde às 10 da manhã e não voltei ainda)

Ex: She hasn’t been living there for months.  (ela não mora mais em um dado local há meses = saiu daquele local)

Ex: We have not bee smoking. (e continuamos sem fumar)

Como usar have been além do present perfect continuous

Quando se trata de usar o conjunto have been, não significa que iremos sempre adotar a estrutura previamente mostrada, qual seja:

⇒ Fulano (ou pronome pessoal) + had been + complemento

E encaixá-lo em frases vestidas do tempo verbal present perfect continuous. Podemos usá-lo de uma maneira diferente.

É que o conjunto dessas duas palavras pode ser usado sem obrigatoriamente pedir um verbo imediato (como foi apresentada no posicionamento acima). Podemos usar have been em situações envolvendo localização ou deslocamento. Como assim?

Vamos imaginar que você fez uma viagem recentemente. Seria perfeitamente aceitável se você optasse por dizer algo como:

Ex: I’ve been to São Paulo.

Além disso, você também pode mencionar quantas vezes você esteve em um local usando have been.

Ex: I have been there four times.

E para perguntas fica assim:

Ex: Have you been there?

Veja um vídeo em que explicamos sobre como usar o tempo verbal present perfect em Inglês:

Para completar a sua leitura sugerimos que você acesse os seguintes textos para dominar de vez como usar have been em Inglês:

Então é isso. Se você gostou desse post, ajuda a gente curtindo a nossa página no Facebook porque ficaremos extremamente satisfeitos! É rapidinho e não dói nada  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta