Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Non-Progressive Verbs: Exemplos de Stative Verbs

Non-Progressive Verbs: Exemplos de Stative Verbs

by Daniel Silva
0 comment

Já ouviu falar sobre os Non-Progressive Verbs? Resolvemos disponibilizar uma explicação dos nonprogressive verbs em função da enxurrada de perguntas que recebemos através da nossa página de contato. Você também pode sugerir os temas dos nossos próximos artigos e inclusive as pautas dos nossos próximos vídeos no Youtube.

À propósito, você já conhece o nosso canal oficial no Youtube? Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente, Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online e dar uma turbinada na sua fala e escuta.  Viu que demais? Tem gente do Brasil todo seguindo a gente por lá, mas pessoas de outros países também. São vídeo-aulas para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente [clique aqui para conhecer].

De qualquer forma, voltando a falar sobre o tema desse artigo, na língua inglesa é muito comum dividirmos os verbos em dois grupos: progressive verbs e nonprogressive verbs. Isso porque, há uma noção de que determinados verbos em inglês não podem ser empregados com o sentido de continuidade, isto é, como se expressassem a sensação de que algo ocorre progressivamente , isto é gradualmente. Os verbos que possuem essa limitação, ou melhor, característica, são chamados non-progressive verbs ou stative verbs. É que eles descrevem um estado estático, não indicam uma mudança gradual.

Assim, alguns verbos não são usados no present progressive (ou present continuous) – na nossa língua conhecido como presente contínuo. Observe os dois exemplos abaixo:

Ex: I hear a bird It is singing.

Advertisement

[escuto um pássaro. Ele está cantando]

Ex: I’m hungry. I want a sandwich.

[estou com fome. Quero um sanduíche] 

Não é nada comum dizermos em inglês “I’m hearing a bird” para indicar que você está “ouvindo um pássaro”. Da mesma forma, não é natural alguém dizer em inglês “I’m wanting a sandwich” para descrever o seu desejo de comer um sanduíche. Ainda que a sua fome aumente, a sua escolha é essa e ponto final, ela não vai oscilando com o passar do tempo. Ou você quer algo ou não quer, não existe em inglês a noção de você “continuar querendo”

Veja na tabela abaixo exemplos de stative verbs em inglês.

NON PROGRESSIVE VERBS Tradução
Be Ser ou estar
Believe Acreditar
Belong Pertencer
Hate Odiar, detestar
Have* Ter, possuir
Hear Escutar, ouvir
Know Saber
Like Gostar
Love Amar
Need Precisar
Prefer Preferir
See Ver, enxergar
Think** Pensar, achar
Understand Entender
Want Querer

Um equívoco de estudantes de inglês é achar que podem dizer “tô gostando” ou “tô curtindo” com o verbo to like. Atenção! Não dizermos liking (com ing).

Embora o verbo to have não comporte o uso de ing quando usado com o sentido de possuir ou deter – exatamente como ocorre na nossa língua quando dizemos “eu tenho um carro” e não “estou tendo um carro” – ele também é usado como parte de expressões que o confere o emprego de ing ao seu final. É o caso de expressões como:

Outra exceção da lista acima é o caso do verbo to think. Dizemos em inglês:

Ex: I think that exercise is easy.

[acho que aquele exercício é fácil]

Nesse caso, achamos o exercício fácil e ponto final. Não há porque dizer que o nosso “achismo” irá variar com o tempo – não há a possibilidade de mudanças. No entanto, também há a possibilidade de empregarmos o verbo to think como progressive verb nos casos em que citamos as coisas que passam na nossa cabeça.

Ex: Ive been thinking about you.

[tenho pensado em você]

Ex: I’m thinking about dad right now.

[tô pensando no papai nesse exato momento] 

Então é isso. Essa foi uma rápida explicação dos nonprogressive verbs. Caso você queira esclarecer qualquer dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para continuar aprendendo inglês, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Super vale a pena ficar por dentro das nossas dicas de inglês [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy