Home Gramática da língua inglesa Forma Comparativa dos Advérbios Em Inglês

Forma Comparativa dos Advérbios Em Inglês

by Daniel Silva
0 comment

ADVÉRBIOS EM INGLÊSForma Comparativa dos Advérbios Em Inglês não é tão estudada quanto à forma comparativa dos adjetivos, não é verdade? A gente vive decorando adjetivos curtos e longos para seguir a regra da modificação de sua grafia ou adoção de palavras como more e less. No entanto, é importante ficarmos por dentro da forma comparativa de advérbios do inglês.

Tentarei ser o mais breve possível. Sei que gramática não é o forte de muitos dos nosso leitores – mas saibam que é fundamental dominar, ao menos, o básico, isto é, o arroz com feijão.

Primeiramente, cabe pontuar que a regra que já foi tratada aqui no blog inglês – sobre usar ou não os termos more (mais) ou less (menos) para fins de comparação envolvendo adjetivos – é válida, também, para advérbios.

Ao passo que, no Português, dizemos mais caro ou menos barato, em inglês, não cabe a generalização desse padrão para qualquer situação. A palavra caro e barato são adjetivos. Em Inglês, por exemplo, se nos deparamos com a palavra equivalente à barato, isto é, cheap, não vale dizer more cheap (para mais barato). Dizemos cheaper, ou seja, modificamos a constituição do termo cheap adicionando um sufixo -er.

Ex: My flight tickets are cheaper than Amanda’s.

Advertisement

[as minhas passagens aéreas são mais baratas do que as da Amanda]

Basta adicionar essa terminação a qualquer adjetivo? Não! A regra completa sobre adjetivos você pode conferir [clicando aqui]. É que, nesse texto, iremos tratar da forma comparativa dos advérbios.

Pois bem. Advérbios do inglês também seguem regras ao serem requisitados para fins de comparação de coisas, pessoas, lugares etc. Na frase abaixo, lançamos mão do adjetivo fast.

Ex: My car is faster than his.

[o meu carro é mais veloz do que o dele]

Já, no próximo exemplo, usamos a mesma palavra (fast), porém, com função de advérbio. Observe:

Ex: He drove faster than his father.

[ele dirigiu mais rápido que seu pai]

Aqui a palavra fast (no formato faster) é um advérbio, visto que caracteriza a forma como alguém praticou uma ação – e não uma característica intrínseca do carro (caso em que a palavra fast foi rotulada como adjetivo).

Quer ver outra palavra que é ora utilizada como adjetivo, ora como advérbio? Que tal high?

Ex: This mountain is higher than that one.

[essa montanha é mais alta do que aquela]

Ex: Bob flew his kite higher and higher into the sky

[Bob empinou a sua pipa cada vez mais alto céu afora]

No primeiro exemplo, a palavra high designa uma característica intrínseca da montanha, ao passo que, no segundo exemplo, foi descrita a trajetória da pipa (a maneira como a empinaram), razão pela qual a palavra high, no segundo caso, é um advérbio, o qual foi utilizado na sua versão comparativa, isto é, high + er (higher).

Veja abaixo um quadro de advérbios com as suas respectivas formas comparativas:

ADVÉRBIO FORMA COMPARATIVA
Long Longer
Late Later
Closely Closelier (errado)

Pois bem, creio que você tenha entendido tudo até aqui. Se não tiver, é só comentar ao final desse artigo para que possamos te ajudar com a sua dúvida.  Acima, me dediquei a falar de advérbios que são ditos curtos – por possuírem no máximo duas sílabas. Para adjetivos que possuem mais de duas sílabas, não iremos simplesmente adicionar a partícula -er ao final do advérbios e, assim, obter a sua forma comparativa. Nem tudo são flores. Esse é o caso do advérbio closely.

Ex: Pollution levels are closely monitored.

[níveis de poluição são monitorados de perto]

Dessa forma, se o advérbio tem mais de duas sílabas, esqueça o sufixo -er e passe a trabalhar com as palavras more e less – para fins de comparação.

Ex: Pandemic implications are more closely related to pollution than you may realize.

[as implicações pandêmicas estão mais intimamente relacionadas à poluição do que você imagina]

Segue outro exemplo:

Ex: Brazilians are are getting married later and less often.

[brasileiros estão se casando mais tarde e com menos frequência]

O termo often não possui apenas uma sílaba. Dessa forma, justifica-se o uso de less (menos).

Se você estiver se perguntando “mas e se, por exemplo, eu não puder utilizar less para dizer menos, já que o advérbio possui somente uma sílaba – como faço nesse caso?” Essa é uma dúvida mais do que recorrente entre estudantes de inglês.

Advérbio  Forma comparativa Forma Comparativa Classificação  Erro frequente
Quickly  Less quickly  More quickly Advérbio longo  Quicklier
Hard Harder Advérbio curto More Hard / Less hard
Soon Sooner Advérbio curto More soon / soon

O que ocorre aqui é o seguinte. Tendo em vista que as palavras more e less não são empregadas com advérbios curtos, há de se buscar alternativas para contornar essa impossibilidade.

Assim, se você quer dizer que você corre “de modo menos rápido” do que outra pessoa (e não cabe less fast)  – por que não dizer que ela anda mais rápido do que você? Dá no mesmo.  Se ele corre mais rápido do que você, é porque, por consequência, você corre mais lentamente do que ela.

Ex: He runs more quickly than I do.

[ele corre mais rápido do que eu]

Você também pode optar por utilizar as + adjetivo + as para indicar que não é pário [como já expliquei nessa oportunidade —-> clique aqui].

Ex: I don’t run as fast as he does.

[não corro tão rápido quanto ele]

Observação extra: como vimos nesse texto, nem todos advérbios terminam com ly (isso não é privilégio deles, o adjetivo friendly que significa amigável termina com -ly – e nem por isso é advérbio, como eu disse: é adjetivo). Ademais, se você quer saber o número de sílabas de uma palavra em inglês, sugiro que confira [essa dica de inglês —> clique aqui].

Além disso, cabe ressaltar que existem os advérbios chamados de irregular. Para essa turma, não optamos por nenhuma das regras escritas acima – simplesmente trocamos de palavra.  Alguns exemplos:

ADVÉRBIO IRREGULAR FORMA COMPARATIVA ERRO FREQUENTE
Little Less More / less little / littler
Well Better More / less well / weller
Far Farther / further More / less far / farer

Observe o seguinte exemplo:

Ex: Bob plays the piano better than I do.

[Bob toca piano melhor do que eu]

Por fim, existem advérbios que não possuem forma comparativa. Alguns deles são:

ADVÉRBIO  FORMA COMPARATIVA
Yesterday
Sometimes
Again

 

Então, é isso. Espero que essas dicas de inglês lhe tenha ajudado de alguma forma. Mas, se mesmo após conferir essas dicas você ficou com alguma dúvida, é só comentar abaixo. Estamos sempre dispostos a ajudar os nossos leitores. Curta a nossa página oficial no Facebook (link abaixo do meu nome). Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy