Home Gramática da língua inglesa Diferença Entre Simple Present e Present Continuous

Diferença Entre Simple Present e Present Continuous

by Daniel Silva
0 comment

qual a Diferença Entre Simple Present e Present ContinuousDiferença Entre Simple Present e Present Continuous – Aqui no Inglês no Teclado adoramos falar sobre gramática. Se pudéssemos falaríamos apenas de gramática, uma vez que a maior parte das dúvidas de estudantes de inglês reside na gramática. Por exemplo, qual a diferença entre simple present e present continuous? Você sabe? Já falamos aqui no blog extensivamente sobre eles e inclusive no nosso canal oficial no Youtube.

À propósito, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do inglês no teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente por lá. Essa é uma ótima chance de você continuar aprendendo inglês online e o melhor: aprender inglês de graça. O interessante é que você também pode esclarecer as suas dúvidas com a gente por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e muito mais [clique aqui para conhecer].

Vamos agora dar uma olhada agora na diferença entre simple present e present continuous.Se ao final você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores.

Diferença entre simple present e present continuous

Quem é que ao se deparar com o formato ing não pensa logo em present continuous? Outros nomes que esse tempo verbal possui são continuous present e present progressive. São todos a mesma coisa. Ocorre, contudo, que devemos saber diferença o tempo verbal presente simples do tempo verbal presente contínuo.

O presente simples é usado para expressar hábitos diários ou atividades costumeiras. Além disso, podemos usar o presente simples para expressar afirmações gerais ou fatos. Mais uma função que cabe a esse tempo verbal é que ele pode ser empregado para situações ou condições atuais, do passado ou até mesmo do futuro. Veja então que apesar de ele se chamar presente simples podemos usá-lo no âmbito do passado e também do futuro e não apenas do presente propriamente dito. Alguns exemplos de frases:

Advertisement

Ex: I take a shower every day.

[eu tomo banho todo dia]

Ex: Bob usually eats lunch at the cafeteria.

[Bob geralmente almoça na lanchonete]

Ex: The sun shines.

[o sol brilha] 

Ex: The earth revolves around the sun.

[a Terra gira em torno do sol]

Podemos notar nos exemplos acima um padrão usado para os verbos no caso do presente simples. Abaixo resumimos a regra – lembrando que muitas vezes podemos substituir um determinado pronome pessoa por um nome ou vice-versa. Logo, a regra abaixo vale para ambos os casos.

Usamos a forma base dos verbos para os pronomes Usamos a forma base modificada para os pronomes
I  He
 You  She
They  It
We

Já falamos sobre o uso de cada um desses pronomes pessoais, conhecidos em inglês como subject pronouns [nesse artigo, clique]. Você também pode aprender mais a respeito da forma base dos verbos e forma base modificada [nesse vídeo, clique].

O presente contínuo, por outro lado, expressa uma atividade que esteja em andamento (está ocorrendo) bem agora. O evento está em progresso no momento exato em que comentamos sobre ele. O evento ocorreu no passado, está em andamento agora e provavelmente continuará no futuro.

Ex: Jack can’t come to the phone right now because he is taking a shower.

[Jack não pode atender o telefone nesse momento, pois está tomando um banho] 

Ex: It’s noon. Bob is eating lunch at the cafeteria right now.

[são meio dia. Bob está almoçando na lanchonete nesse momento]

Ex: It’s a nice day today. The sun is shining.

[hoje é um belo dia. O sol está brilhando forte] 

O interessante é que no caso do present progressive, usamos o formato: verbo to be + verbo (ing). Ou seja, primeiramente usamos o verbo to be de acordo com cada pronome pessoal e na sequência um verbo que contenha as letras ing ao final.

Pronome pessoal Formato do Verbo To Be no Presente Próximo Verbo Tradução
I am cleaning the house Eu estou limpando a casa
He, She, It is running fast Ele/ela está correndo rápido
You, They, We are watching TV Você/vocês/eles/elas/nós/ a gente está/estão/estamos/está vendo TV

Entendeu a diferença entre simple present e present continuous? Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, deixe o seu comentário abaixo. Fazemos questão de ajudar todos nossos leitores. O Inglês no Teclado é um blog de inglês que está no ar desde 2009 fornecendo dicas de inglês para estudantes de todos os níveis. Por isso recomendamos que você conheça o nosso canal oficial no Youtube. Escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy