Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês O Que É Contextual Inference? (Contextual Understanding)

O Que É Contextual Inference? (Contextual Understanding)

by Daniel Silva
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Hoje acordei com o grito de uma mulher desconhecida. O grito veio de uma vizinha do prédio ao lado (sim! Foi um berro potente). Ela parecia brigar com alguém (não sei se com o marido – mais abaixo isso ficará mais claro). Em meio ao seu grito senti como se batidas do meu coração perdessem o ritmo, dada a aceleração desencadeada pelo escândalo. Foi daí que veio a ideia de falar sobre “contextual inference” no portal inglês no teclado. Sabe  o que é isso?

Aprender uma nova língua é um desafio complexo que envolve não apenas memorização de vocabulário, mas também a capacidade de entender e usar esse vocabulário em contextos variados. Um dos métodos mais eficazes para facilitar essa aprendizagem é o uso da “contextual inference” (inferência contextual) ou “contextual understanding” (compreensão contextual). Mas como exatamente essa abordagem pode ajudar os estudantes de inglês?

Primeiramente, vamos entender o que é esse tal de contextual inference” (inferência contextual) ou “contextual understanding”.

O QUE É CONTEXTUAL INFERENCE” (INFERÊNCIA CONTEXTUAL) OU “CONTEXTUAL UNDERSTANDING?

Contextual inference refere-se à habilidade de deduzir o significado de uma palavra ou frase com base no contexto em que ela é usada. Isso significa utilizar pistas ao redor de uma palavra desconhecida – como outras palavras na frase, o tema da conversa, ou mesmo o tom de voz – para inferir seu significado.

Um exemplo disso é quando você escuta uma música e busca compreender o que exatamente está sendo dito pelo cantor. Para quem não é nativo da língua inglesa ou não domina o inglês, a dado nível avançado ou proficiente, pode ser um pouco difícil captar tudo o que está sendo dito. O som dos instrumentos, o sotaque do cantor, a remixagem aplicada à canção, enfim, são diversos aspectos simultâneos que podem tornar a tarefa de identificação de termos mais dificultosa. Ocorre que se você ouve a palavra tears (lágrimas) é bem possível que o cantor tenha citado a palavra “eyes” (olhos) antes das gotas salgadas  ou venha as mencionar depois delas. Da mesma forma, se você identifica “how much I _________ you” em uma música, não é de se surpreender que, após escutar a música mais de uma vez, seu cérebro identifique que o termo a ser encaixado na lacuna seja “love” (“how much I love you” = o tanto que eu te amo).

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BENEFÍCIOS DA CONTEXTUAL INFERENCE

Você já deve ter percebido uma ligação entre esta técnica / este artificio e a melhoria na compreensão auditiva.  Em conversas reais, nem sempre é possível entender cada palavra dita. Usar o contexto para inferir significados ajuda os estudantes a seguirem o fio da conversa, mesmo quando encontram vocabulário desconhecido. Isso é especialmente útil em ambientes onde a fala é rápida ou cheia de gírias e expressões idiomáticas.

Acontece que há, de fato, a questão da melhoria na compreensão auditiva. Mas há, também, outros benefícios. Devemos citar o aprimoramento da compreensão da leitura. Quando estudantes encontram palavras desconhecidas em um texto, a inferência contextual permite que eles entendam o significado geral sem a necessidade de interromper a leitura para consultar um dicionário. Isso melhora a fluidez da leitura e mantém o engajamento com o material.

E por que não falar do desenvolvimento de habilidades de comunicação? A capacidade de inferir significados contextuais permite que os estudantes participem mais ativamente de conversas, fazendo perguntas e respostas de maneira mais confiante. Isso também os ajuda a usar novas palavras corretamente, reforçando seu aprendizado. É como sempre dizemos aqui, no portal inglês no teclado: a gente fala melhor quando entendemos melhor o que é dito pelas pessoas em inglês.

Igualmente, devemos pensar no aumento da autonomia do estudante. Depender menos de tradutores ou dicionários e mais de suas próprias habilidades de inferência torna os estudantes mais independentes. Eles se tornam mais capazes de lidar com materiais autênticos, como artigos de jornais, filmes e programas de TV, o que enriquece seu aprendizado.

Outro ponto positivo é a facilitação do aprendizado de vocabulário. Ao ver palavras em diferentes contextos, os estudantes não apenas aprendem o significado dessas palavras, mas também entendem como usá-las corretamente em várias situações. Isso resulta em um vocabulário mais robusto e versátil. É fundamental estudar sobre collocations e chunks da língua inglesa.

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A CONTEXTUAL INFERENCE

Abaixo citamos algumas estratégias para melhorar o artifício “contextual inference” ou “contextual understanding”.

Prática Regular de Leitura e Audição

Encoraje os estudantes a lerem uma variedade de textos e a ouvirem diferentes tipos de áudios, como podcasts, músicas e conversas. Quanto mais exposição eles tiverem a diferentes contextos, melhor será sua habilidade de inferir significados.

Ensinar Pistas Contextuais

Mostre aos estudantes como usar pistas contextuais, como a definição, exemplos, antonímia (palavras opostas) e sinonímia (palavras semelhantes). Ensine-os a prestar atenção a essas pistas durante a leitura ou a audição.

Exercícios de Inferência

Use exercícios específicos onde os estudantes precisam deduzir o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto. Isso pode incluir passagens de leitura com palavras propositalmente desconhecidas ou atividades de escuta com novas expressões.

Discussão de Contextos

Promova discussões sobre como o contexto altera o significado das palavras. Por exemplo, a palavra “bank” pode significar uma instituição financeira ou a margem de um rio, dependendo do contexto. Entender essa flexibilidade é crucial.

A “contextual inference” é uma ferramenta poderosa no aprendizado de inglês. Ela não só ajuda os estudantes a entenderem melhor o vocabulário e as expressões, mas também melhora sua capacidade de comunicação, tornando-os mais confiantes e autônomos.

Voltando ao contexto da vizinha, citado no começo deste texto, o que acontece é que, como ela (a sujeita do berro) aumentou o tom de sua fala paulatinamente, inicialmente eu havia entendido o trecho “…..que vá embora”. Acontece que, decorrido um segundo desta percepção, meu cérebro, autonomamente, fez o papel de encaixar termo “você”, no lugar das reticências – proporcionando uma compreensão completa do barraco em questão. Então, é isso. Espero que essa dica sobre “contextual inference” ou contextual understanding” te ajude a potencializar o seu inglês de verdade. Até a próxima dica de inglês do portal inglês no teclado!

 

 

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