Você saber qual a origem, significado e história do termo T-SHIRT?
Você muito provavelmente já se perguntou porque dizemos t-shirt para nos referirmos às camisetas.
A a origem das camisetas remonta os tempos do boom da cultura pop norte-americana com bandas de rock que acabaram fomentando o mercado de camisetas. No final da década de 80, marcas passaram a se dedicar ao que temos até hoje, as chamadas extensões – dando lugar às camisetas que passariam a estampar o seu trabalho em forma de design, fashion design. A moda das t-shirts parecia ter encontrado o trampolim perfeito da constância, ali nunca perderia o seu espaço.
Meio que como um movimento desordenado, mas muito bem sucedido, as t-shirts contaram com as primeiras criações de Coco Chanel e o uso com forte destaque pela controversa Vivienne Westwood e músicos como John Lennon.
As empresas P H Hanes Knitting e Shamrock Mills fabricaram macacões, criando o protótipo para as t-shirts sem mangas.
Vista como uniforme por muitos anos, dada as suas características de forte durabilidade, devido a escassez de tecido na primeira guerra mundial, Coco Chanel foi em busca de tecidos feitos à máquina e encontrou. A malha que havia sido usada anteriormente para aquela peça presente no trabalho bruto de operários, ganharia espaço nas coleções de Chanel.
Em 1913 já era possível ver fotos clássicas de oficiais da marinha norte-americana com t-shirts brancas. Mas foi apenas na década de 50 que as t-shirts se tornaram um símbolo de rebelião com o filme O Selvagem por meio do ‘estilo Brando’, ícone de Hollywood que influenciou os jovens.
Em 1959, a modelo e atriz francesa Brigitte Bardot, com toda a sua feminilidade, também contribuiu muito para o movimento das t-shirts com o filme Babette vai à guerra. Tudo parceia conspirar de maneira favorável às peças que mais tarde se tornariam indispensáveis no armários de homens e mulheres.
Com os avanços da serigrafia em termos de novos equipamentos e pigmentos de melhor qualidade, a invenção de uma máquina para multicor de tecido selou de vez a diversividade do mundos das t-shirts. A máquina para estampagem de t-shirts foi, a partir desses avanços, um pulo.
A própria t-shirt I love NY com o logotipo criado por Milton Glaser marcou e ainda marca ao longo de décadas costumes consumeristas do que significa the city that never sleeps. Não basta você ir à Nova Iorque. É necessário comprar a clássica t-shirt I love NY.
As camisetas passaram a representar algo relevante uma vez que a t-shirt estampada podia dizer algo sobre a pessoa que a vestia ou até mesmo a pessoa dizer algo sobre ela através de uma t-shirt.
As t-shirts mony mony, por exemplo, seguem o lema da comunicação, onde, segundo a marca feminina “entusiasmo, ternura, encanto e uma pitadinha de sarcasmo, são os ingredientes que engrenam a confecção final do trabalho da equipe mony mony”.
Inclusive, na Smithsonian Institution é possível encontrar uma t-shirt política antiga com os dizeres “Dew it with Dewey” usada na campanha política de Thomas Edmund Dewey, governador de Nova York e candidato à presidência dos Estados Unidos. Uma paródia à Dot it with Dewy;
Você pode escutar o jingle da época “Do, Do, Do it with Dewey” disponível nessa página (muito engraçado!).
Então foi mais ou menos assim que a famosa t-shirt ganhou significado em nossas vidas, como um caldeirão de acontecimentos que fortaleceram a sua presença.
No blog da marca feminina mony mony é possível obter mais informações sobre a história da t-shirt.
Muito informativo, por sinal!
Referências: Wikipedia, Vintage T-shirts, The Hype Br, Vet Friends, American Clasic Vintage, mony mony.