Home Gramática da língua inglesa It’s x Its: qual a diferença? Uso its ou it’s? (bem explicado)

It’s x Its: qual a diferença? Uso its ou it’s? (bem explicado)

by Daniel Silva
0 comment

It’s x Its: qual a diferença? Uso its ou it’s? (bem explicado) – Quando a gente estuda outra língua sempre aparecem pequenas coisas que tendem a nos deixar encucados. Sei disso, pois estou estudando francês e sempre me deparo com alguma coisa que no início soa ou aparenta ser muito estranha. Não me diga que você nunca se perguntou algo como uso its ou it’s? Não raro estudantes da língua inglesa me perguntam sobre a diferença entre its e it’s em Inglês. Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo explicando como usar its e it’s em Inglês. Se ao final do texto você gostar da explicação compartilhe com os seus amigos. É super importante difundir conhecimento gratuito! Ah! Só mais uma coisa, se esse texto lhe for útil de alguma forma, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre dá um toque nos seguidores quando há novidades no blog!

It’s x Its: qual a diferença? Uso its ou it’s?

Its ou it’s, eis a questão. É impressionante como um simples apóstrofo pode fazer uma diferença imensa. Quando pronunciamos ambas as formas não há distinção, porém quando vamos escrever faz total diferença. A primeira coisa que você tem que entender é que it’s (com apóstrofo) é a aglutinação, contração, forma encurtada das palavras it is. Isso mesmo it’s = it is. Ou seja, pegamos o verbo to be na sua forma presente ‘is’ e contraímos com it.

it’s = it is

Já falamos sobre como usar it [nesse vídeo, clique aqui] e super vale a pena assisti-lo se você não estiver tão seguro quanto ao seu significado. Nesse outro vídeo [clique aqui] falamos extensivamente sobre como usar it is em Inglês. De qualquer forma, você deve estar se perguntando o que significa it is. Veja alguns exemplos para esclarecer melhor como usar o pronome pessoal it contraído com o verbo to be em uma das suas formas do presente:

Ex: It’s a sunny day = it is a sunny day

Advertisement

[está um dia ensolarado] 

Ex: It’s so nice to meet you = it is so nice to meet you

[é um enorme prazer conhecê-lo]

Ex: Hello? It’s me = hello? it is me.

[alô? sou eu] 

Ex: It’s just a matter of time = it is just a matter of time.

[é só uma questão de tempo] 

Ex: It’s beautiful = it is beautiful.

[é lindo]

Ex: It’s a boy! = it is a boy.

[é um menino!]

Ex: It’s too late = it is to late

[tarde demais / está muito tarde] 

Lembre-se que podemos usar o pronome pessoal it para nos referirmos a animais ou coisas. Assim, se eu quero dizer que o animal está com fome eu posso chamar o animal de ‘it’ e dizer: it’s hungry = it is hungry (ele está com fome). Da mesma forma que se um vaso está quebrado posso me furtar de usar o termo vaso em Inglês e optar em vez disso por it. Assim, posso dizer algo como: it’s broken = it is broken (ele está quebrado).

its ou it's

Its ou It’s: qual usar? O Blog Inglês no Teclado te explica! Não esquece de compartilhar com os seus amigos!

Por outro lado, quando usamos its é para nos referirmos a alguma característica, aspecto de alguma coisa. Por exemplo, se quisermos nos referir à pata quebrada do cachorro, usamos its para apontar que é a pata de quem? Do cachorro, ora bolas.

Ex: Its broken leg.

[a para quebrada dele

Ex: Microsoft broke its promise.

[a Microsoft quebrou a sua promessa] 

Ex: Will China five year-plan revigorate its economy?

[o plano de cinco anos da China vai revigorar a sua economia?] 

O pronome possessivo its tem justamente essa função, a de associar algum aspecto, característica, pertence ao seu “verdadeiro dono”. No primeiro exemplo especificamos de quem era a pata quebrada. No segundo exemplo apontamos que a promessa era da Microsoft e no terceiro exemplo indicamos que a economia a qual nos referimos é a da China.

Gostou da explicação sobre a contração do pronome pessoal it e verb to be e o pronome possessivo its? Espero que essa explicação mate a sua dúvida e você se sinta mais seguro na hora de escolher its ou it’s em Inglês. Se você gostou dessa explicação, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novos textos por aqui. Estamos no ar desde 2009 disponibilizando conteúdo de altíssima qualidade para quem quer aprender Inglês de graça. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy