Home Gramática da língua inglesa How Much e How Many: Como Usar e Diferença

How Much e How Many: Como Usar e Diferença

by Daniel Silva
0 comment

como usar how much e how manyComo Usar “How much e How many em inglês”? Qual a “Diferença Entre How much e How many”? Você sabe? Outro dia falamos sobre o uso dos substantivos contáveis e substantivos incontáveis em um dos nossos vídeos, você assistiu essa aula? É imprescindível que estudantes de inglês e inglês dominem esse tópico.

À propósito, antes de falar sobre Como Usar How much e How many e a Diferença entre How much e How many, eu gostaria de te convidar para conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. No momento são milhares de estudantes acompanhando as nossas dicas de inglês por lá. Essa é uma forma incrível de você aprender inglês online e esclarecer todas as suas dúvidas com a gente. Tem gente do Brasil todo acompanhando o nosso trabalho por lá e de outros países também como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo], você com certeza não vai se arrepender.  😉

Como usar how much e how many?

Geralmente usamos how much e how many em perguntas nas quais a intenção é descobrir a magnitude, quantidade ou grandeza de algo. Dessa forma, assim como outras estruturas semelhantes, elas são alocadas logo no começo da pergunta. Veja os exemplos abaixo:

Ex: How much do you know about Harry Potter?

Ex: How many friends do you have?

Advertisement

Dá o play:

Na primeira pergunta a minha intenção é descobrir acerca do seu conhecimento sobre o personagem Harry Potter. Você sabe muita coisa a respeito dele? Sabe pouco? Já no segundo exemplo, eu lhe pergunto do número de amigos que você possui.

Basicamente, a diferença entre how much e how many é que adotamos o primeiro em perguntas relacionadas a aspectos que, do ponto de vista da língua inglesa, não podem ser estimados com precisão. É por isso que no segundo exemplo, em se tratando de algo que aparentemente pode ser especificado com exatidão (número de amigos = 1,2,3,4,5…) adotamos how many. Quando a intenção é descobrir a vastidão do seu conhecimento quanto a um determinado assunto, ficamos impossibilitados de contar, se trata de algo abstrato, razão pela qual usamos how much.

De modo geral, em inglês, comida e líquidos também estão no grupo de coisas que não podem ser precisamente quantificadas. À não ser é claro no caso de frutas, ovos e outros mais que podem ser tratados como unidades. A palavra money como também já explicamos aqui no Inglês no Teclado é toda como substantivo incontável, motivo pelo qual dizemos: how much money do you need? para perguntar quanto alguém precisa de dinheiro.

Perguntas com how much e how many

Para construir perguntas com how much e how many, a estrutura geral que adotamos é a seguinte:

How Many Ou How Much + Verbo Auxiliar + Verbo + Complemento

Uma observação importante é que logo após a estrutura how many ou how much, você deve especificar o aspecto principal da sua pergunta. Magnitude ou quantidade do quê você quer saber?

  • How many cats… (pergunta sobre gatos)
  • How much water… (pergunta sobre água)
  • Ho many pictures... (pergunta sobre fotos)
  • How much discipline.. (pergunta sobre disciplina)

Se você ainda não domina o uso de verbos auxiliares em inglês, eu sugiro que você confira todas as nossas explicações sobre eles aqui no Inglês no Teclado. Você também poderá adotar verbos modais que é uma classificação especial dos verbos auxiliares. Alguns exemplos de verbos auxiliares são:

  • Do (usado com os pronomes I, you, they, we)  – Does (usado com os pronomes he, she, it)
  • Have (usado com os pronomes I, you, they, we – Has usado com os pronomes he, she, it)
  • Did
  • Will

Alguns exemplos de verbos modais em inglês:

  • Can
  • Could
  • Should
  • Must

Se você quiser perguntar a respeito de coisas do momento atual (presente) opte por do ou does – como no caso dos dois exemplos que antecipamos logo no começo desse artigo.

Ex: How many brothers and sisters do you have?

[quantos irmãos e irmãs você tem?]

Ex: How much water should you drink each day?

[quanto devemos beber de água por dia?] 

How Much e How Many e Verbo to Be

O verbo to be é um dos principais verbos da língua inglesa. Ele tem uma característica muito peculiar em relação aos demais verbos da língua inglesa, já que ora atua como auxiliar, ora como verbo principal. Há ainda o caso em que ele faz o papel dos dois.

Se comparamos o exemplo abaixo com a estrutura geral que indicamos para fazer perguntas com how much e how many, você poderá ficar na dúvida.

Ex: How much is it?

O que ocorre nesse caso é que o forma is do verbo to be assumiu aqui o papel de auxiliar e verbo principal. Em Inglês, quando se pergunta a respeito do preço de algo devemos especificar do que exatamente queremos saber o preço. É por isso que não devemos perguntar:

Ex: How much is? [errado] 

Acreditando que a tradução seria “quanto é?” Ao optamos por usar it é porque nos referimos ao “aspecto” por meio dessa palavra. Eu poderia muito bem ser ainda mais claro e me referir a uma camiseta em vez de usar it.

Ex: How much is that t-shirt?

[quanto é aquela camiseta?] 

Assim, constatamos que o complemento that t-shirt substituiu it simplesmente para deixar ainda mais claro que nos referimos ao aspecto “preço” da camiseta. Em inglês informal é comum um cliente apontar para um produto de uma loja e dizer tão somente: how much?

Outras perguntas com how much e verbo to be e how many e verbo to be:

  • How many people were there?
  • How much is enough?
  • How much time is left?

Tradução de How Much e How Many

Muitos estudantes de inglês ficam ansiosos pela tradução de how much e how many. Eu costumo dizer que em certos casos cabe o uso de palavras como “quanto” e “quantos” ou “quanta” e “quantas”. No entanto, prefiro não adotar essa abordagem já que nem sempre essas palavras irão traduzir fielmente o sentido e uso de how much e how many em inglês.

Então é isso. Espero que essa explicação sobre “como usar how much e how many” e a “diferença entre how much e how many” tenha lhe ajudado de alguma forma. Se você quiser continuar aprendendo inglês online com a nossa ajuda, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. Não há melhor maneira de você melhorar a sua pronúncia e escuta além de matar todas as suas dúvidas. Caso você tenha alguma dúvida sobre o que foi explicado aqui, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy