Home Gramática da língua inglesa Conjugação de Verbos em Inglês: como conjugar (exemplos)

Conjugação de Verbos em Inglês: como conjugar (exemplos)

by Daniel Silva
0 comment

Conjugação de Verbos em Inglês: como conjugar (exemplos) – Você já deve ter se perguntado como conjugar verbos em inglês, não? A gente aprende tanta coisa na língua portuguesa como, por exemplo, eu comprei, elas comprarão, nos compraremos e por aí vai. É natural que você queria muito saber como conjugar verbos em inglês.  Essa é uma necessidade explicada pelo nosso costume e aproximação que temos com a nossa língua. A primeira coisa que fazemos ao estudar uma língua estrangeira é procurar similaridades entre ela e a nossa língua mãe.

Contudo, aqui vai um alerta. Quando você se propõe estudar uma língua estrangeira deve estar ciente de que ela muito provavelmente apresentará especificidades que costumo chamar de esquisitices. Cada língua possui uma série de aspectos que você não encontrará na sua língua mãe. Não fosse assim, todos falaríamos dezenas de línguas sem titubear e o que ocorre, geralmente, é justamente o contrário. Em virtude dessas “anormalidades”, não raro pestanejamos para dominar uma língua estrangeira.  Assim, para ler as próximas linhas abaixo você deve adotar uma postura mais aberta sem preconceitos e apto a desvendar a conjugação de verbos em inglês.

Conjugação de Verbos Em Inglês

Como dissemos no começo desse artigo, você deve abrir a mente para aprender outras línguas e não se prender à comparação excessiva entre elas para não se frustar com as enormes diferenças. Inclusive no nosso canal oficial no Youtube falamos sobre conjugações de verbos em inglês e sugiro que você se inscreva por lá para ficar super por dentro das nossas dicas. [clique aqui para conhecer]. Você também pode seguir todas os nossos textos através da nossa página oficial do Facebook [clique aqui].

Forma Base x Forma Infinitiva

As duas conjugações de verbos em inglês mais básicas e que todos os estudantes de inglês devem ter ciência são a forma base do verbo e a forma infinitiva do verbo em inglês.  A diferença entre ambas é o fato de a forma crua (denominada infinitiva) englobar, para todos os verbos em inglês, o uso da partícula ‘to’. Assim, se você quiser dizer comprar, estudar, brincar e trabalhar, deve usar a preposição “to” nos verbos em inglês na forma infinitiva.  A forma base dos verbos em inglês implica em simplesmente remover a partícula ‘to’ do verbo e poderá ser empregada em vários tempos verbais. Veja exemplos:

Forma Infinitiva do verbo Tradução do verbo Exemplo Tradução
to study estudar I need to study English Eu preciso estudar inglês
to play brincar / jogar Kids need to play Crianças precisam brincar
to need precisar You will need to fix it você precisará consertá-lo

No presente, a forma base de um verbo é usada para conjugar verbos no presente. Assim, need pode significar, preciso, precisamos, precisam. Basta analisar o sujeito (exemplo: nome ou pronome) que antecede o uso do verbo.

Advertisement

Forma Base Modificada para o Presente Simples

Além da forma base do verbo que apresentamos acima, no caso do tempo verbal presente simples, existe a chamada forma base modificada que deverá ser empregada no caso de um verbo ser combinado com pronomes pessoais como he, she ou it. Além disso, se temos um nome (substantivo próprio qualquer) que pode ser substituído por um desses pronomes, isso implica que, no presente simples usaremos a forma base modificada. Assim, dizemos coisas como: Maria studies English, Jack plays soccer, Daniel loves Maria.

Forma Base Forma Base Modificada
study studies
play plays
love loves

Forma Base para outras ocasiões

A forma base de um verbo também poderá ser empregada em se tratando de verbos modais e estruturas do tipo que não necessariamente estão relacionados com o presente simples. A forma base de um verbo é a forma pronta para encaixarmos verbos modais e auxiliares em distintas ocasiões. Muitas vezes os verbos modais podem ou não modificar o sentido neutro da conjugação de um verbo na forma base. Assim, apesar de no presente simples termos um sentido pré-estabelecido (compram, compra, compramos) ao usarmos verbos na forma base, quando verbos na forma base são usados em outros tempos verbais diferentes do presente simples, eles possuem uma conjugação neutra que aguarda o posicionamento de um verbo modal ou auxiliar para dar-lhes um sentido.

Veja alguns exemplos:

Verbo Auxiliar Will + verbo na forma base

Ex: I won’t help her —-> verbo to help virou help.

[não irei ajudá-la]

Verbo Modal Should + verbo no forma base

Ex: You shouldn’t smoke here —> verbo to smoke virou smoke.

[você não deve fumar aqui] 

Verbo modal would + verbo na forma base

Ex: He would like to talk to Maria. —> verbo to talk virou talk

[ele gostaria de conversar com Maria] 

Verbo na forma ing

Você também poderá encontrar verbos em inglês no formato ing. Não há como sintetizarmos o uso completo de ing nesse texto de caráter generalista, mas o que podemos dizer de antemão é que o formato ing pode ser usado, dentre outras funções, com o propósito de expressar continuidade ou ação que ocorrerá no futuro. Nesse caso, independente do pronome pessoal ou nome que vier na frase, isto é, o sujeito, a conjugação do verbo em inglês será a mesma, ou seja, ing ao final do verbo.

Ex: He’s watching TV.  —> verbo to watch virou watching

[ele está vendo TV] 

Ex: Maria is cleaning the house right now. —> verbo to clean virou cleaning

[Maria está limpando a casa no momento] 

Ex: I’m taking the dogs for a walk.  —> verbo to take virou taking

[vou levar os cães para dar uma volta] 

Ex: We are having a party on Wednesday. —> verbo to have virou having

[vamos ter uma festa na quarta] 

Conjugação de verbo em inglês: passado

Você deve estar ciente que para dizer compraram, compramos, comprei em inglês, teremos uma única palavra. Assim, você conjuga um verbo para o passado e ele poderá ser usado com qualquer pronome (eu, você, ele, eles etc) ou qualquer nome: Maria, Ricardo e André, Pedro. A única coisa que você deve estar ciente é se estamos lidando com um verbo regular ou irregular. Não há regra, você deverá memorizar as formas no passado dos verbos. A diferença entre inglês e Português é que na língua inglesa isso dependerá do sujeito associado ao verbos e na língua inglesa aplicamos apenas um formato do verbo para todas as pessoas (primeira segunda etc).  [Clique aqui para conferir a pronúncia dos verbos regulares em inglês]

Conjugação do verbo no formato Past Participle

Como explicamos no artigo Como Aprender Verbos Em Inglês [clique aqui para ler], existe um formato de conjugação de verbo em inglês denominado past participle. Se trata de um formato especial para a conjugação de verbos muito presente nos tempos perfeitos como presente perfeito, passado perfeito e outros mais. Você também poderá encontrar essa conjugação de verbo em inglês em se tratando da voz passiva em inglês. No nosso canal oficial no Youtube explicamos sobre o past participle. Clique aqui para conferir.

Existem inúmeras diferenças envolvendo a conjugação de verbos em inglês e esse artigo foi uma breve introdução para que você tenha ciência de toda essa diversidade. Para ficar por dentro das nossas próximas dicas de inglês e caso você queira aprender inglês online de graça, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!    😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy