Home Gramática da língua inglesa VERBOS EM INGLÊS: como aprender verbos em inglês

VERBOS EM INGLÊS: como aprender verbos em inglês

by Daniel Silva
0 comment

VERBOS EM INGLÊS é um assunto muito importante para quem quer falar inglês fluente de verdade. A maioria das coisas que dizemos em qualquer língua envolve verbos. Logo, você deve aprender de uma vez por todas a como usar verbos em Inglês, que tipos de verbos em Inglês existem e como eles se encaixam com as palavras.

Aqui no Inglês no teclado já demos diversas explicações sobre VERBOS EM INGLÊS, principalmente envolvendo tempos verbais. Sentimos, contudo, que faltou uma explicação que falasse estritamente sobre esse tópico, então resolvemos tecer algumas palavras para ajudar você que quer aprender inglês online e consequentemente aprender verbos em Inglês.  Confira abaixo a explicação e caso você tenha alguma dúvida deixe o seu comentário abaixo. A gente sempre faz questão de responder os nossos leitores!

Conjugação dos Verbos em Inglês

O primeiro ponto que você tem que entender é sobre a conjugação dos verbos em inglês.  Existem duas principais conjugações que você deverá aprender a usar em Inglês. São elas: forma infinitiva e forma base. Essas são as principais conjugações dos verbos em Inglês e se você dominar o uso de ambas, já sai na frente. A forma infinitiva dos verbos em inglês envolve o uso da partícula ‘to’. O que mais deixa estudantes encucados é o fato de inserirmos essa palavra com o verbo para expressar o infinitivo. Observe abaixo do que se tratam a forma base e infinitiva dos verbos em Inglês.

Forma infinitiva do verbo em Português Forma Infinitiva do verbo em Inglês Forma base do verbo em Inglês
Comprar to buy buy
Estudar to study study
Brincar to play play

Até agora não falamos sobre as diferenças entre as conjugações dos verbos em Inglês, estamos apenas mencionando a existência desses dois formatos importantes para você tomar ciência. Como é possível aferir da tabela acima, a diferença entre a forma base e infinitiva de um verbo está na existência da palavra to. Na língua portuguesa não há o uso de nenhuma preposição ao verbo na forma infinitiva, simplesmente o verbo é constituído de uma única palavra: comprar, estudar, brincar.

Outra diferença entre verbos em inglês e Português é o fato de não mencionarmos a forma base ou forma basal dos verbos em Português. É evidente que não. A formal basal é um conceito mais ligado a língua inglesa justamente porque precisamos diferenciar a forma infinitiva do verbo em Inglês (com a palavra ‘to) da forma basal (sem a palavra ‘to’).

Advertisement

Quais as outras formas em Inglês?

Apesar de termos mencionado apenas essas duas formas até agora, você deve estar ciente que também existem outras forma especiais de conjugação dos verbos em Inglês: past participle, forma passada do verbo, forma especial do presente simples para he, she e it  e outras mais. De qualquer forma, vamos focar nesses dois formatos apresentados até então.

VERBOS EM INGLÊS

Uma das grandes vantagens dos verbos em Inglês é que a forma base do verbos nos possibilita usá-la em diversas situações e em diversos tempos verbais. Isso nos ajuda de sobremaneira porque na língua portuguesa temos que ficar memorizando centenas quiça milhares de conjugações e na língua inglesa esse processo é simplificado.

Ex: I need to go to school.

[eu preciso ir para a escola]

Ex: We need to go to school.

[a gente precisa ir para a escola]

Considerando que você já sabe usar usar os pronomes pessoais em Inglês (I, you, they, we, he, she, it) [se não sabe clique aqui para uma breve revisão], observe que nas frases acima o que fizemos foi simplesmente usar o verbo to need (precisar) na sua forma base (sem o ‘to’). Repare também que usamos pronomes diferentes, no primeiro caso usamos ‘I’ (eu) e no segundo caso ‘we’ (a gente ou nós).

Veja que na língua portuguesa teríamos:

  • eu —–> preciso
  • a gente —–> precisa

Essas são conjugações necessárias da língua portuguesa. Já na língua inglesa, bastou usarmos um verbo na forma base (sem o ‘to’) para indicar conjugação. Então, independentemente se quero dizer ‘eu preciso’ ou ‘a gente precisa’, basta empregarmos a forma base. O segundo verbo da frase (to go) ocorreu com o uso da forma infinitiva como destacado na tabela acima. To go significa ir. Na língua portuguesa também funciona assim: eu preciso ir para a escola. O segundo verbo da frase (ir) está na forma infinitiva e na língua inglesa também.  Ou por a caso a gente diz coisas como ‘a gente precisa vamos na escola’ ou ‘eu preciso vou na escola’? O segundo verbo vem na forma infinitiva.

A segunda partícula ‘to’ presente no exemplo acima não tem nada a ver com a partícula ‘to’ de ‘to go’. Apesar de serem escritas na mesma forma o segundo ‘to’ da frase exerceu o papel de ‘para’.

Esse é o tempo verbal simple present ou presente simples. Existe duas pequenas exceções envolvendo o presente simples e você pode ler mais a respeito [clicando aqui] e [clicando aqui].

Se usarmos a forma base de um verbo em Inglês com o futuro simples fica assim:

Ex: I will go to school.

[eu irei para escola]

Ex: She will go to school.

[ela irá para escola]

Ex: They will go to school.

[eles irão para escola]

O verbo auxiliar do futuro simples will (uma classe de verbos totalmente diferente que mencionaremos abaixo) atua diretamente no verbo na forma base. Nesse caso o verbo é to go (forma infinitiva) sendo usado na forma base (go).

Já falamos bastante sobre o futuro em Inglês e como usar esse operador will para expressar o futuro em Inglês. Alguns dos textos que sugerimos a leitura:

Outra forma no futuro que você deverá aprender a usar os verbos em Inglês é o formato be going to. Leia o texto Will x Be going to [clique aqui para ler] para aprender a como usa-lo.

Diferença Verbos em Inglês e Português

A diferença entre verbos em Inglês e Português é evidente. Enquanto na nossa língua temos que nos preocupar com conjugações excessivas para cada pronome, cada sujeito, cada tempo verbal, a língua inglesa simplifica bastante o processo. Observe os exemplos:

Ex: Eu compro peixe todos os dias [hábito do cotidiano, logo é presente]

Ex:  Eu comprei peixe. [ação que executei, logo é passado]

Ex: Eu comprarei peixe [ação que ainda vou executar, logo é futuro]

Na nossa língua é possível distinguirmos se estamos tratando de uma ação no presente, passado ou futuro simplesmente olhando para o verbo (compro, comprei, comprarei). Como na língua inglesa usamos o verbo na forma base independentemente do pronome ou sujeito (study, buy, play) – aniquilando todo o trabalho com conjugações – precisamos, por outro lado, de verbos auxiliares para indicar se estamos trabalhando com ações do passado, presente ou futuro.

Assim, combinamos verbos auxiliares com verbos na forma base para indicar esse aspecto. Um dos artigos mais lidos aqui no Inglês no Teclado é um texto sobre todos os verbos auxiliares em Inglês no qual apresentamos todos eles e damos uma explicação profunda sobre cada caso. Super vale a pena essa leitura. Leia o artigo: Todos os verbos auxiliares em Inglês [clique aqui].

Exceções com Verbos em Inglês

Além de usarmos verbos em Inglês na forma base e infinitiva, podemos usar uma conjugação especial chamada past perfect que é usada (não importando os pronomes pessoais) para os tempos verbais presente perfeito em Inglês e passado perfeito em Inglês.  Aqui no Inglês no Teclado disponibilizamos uma lista com diversos exemplos [acesse aqui para ver e aprender].

O que mais devo saber sobre verbos em Inglês?

Dentro dos verbos auxiliares em Inglês existe uma subcategoria de verbos chamado verbos modais. Os verbos modais atuam como auxiliares, mas a diferente deles para os demais verbos auxiliares é que costumam embutir algum sentido especial ao verbo na forma base. Leia o artigo: O que são verbos modais em Inglês [acesse aqui] para entender o que queremos dizer com isso.

Então é isso. Espero que a nossa explicação geral sobe como usar verbos em inglês tenha lhe ajudado de alguma forma. É super importante que você leia os textos que sugerimos, nem que aos poucos. Um dia você pode ler dois textos, no outro dia mais dois textos e assim sucessivamente. Salve essa página nos favoritos para acompanhar todas as nossas novidades. No Facebook a gente sempre avisa quando há artigos novinhos para quem quer aprender Inglês online. Curta a nossa página no Facebook. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy