Como Fazer Perguntas com Used to (Respostas)

perguntas com used toComo Fazer “Perguntas com Used to”? Você faz alguma ideia? Um dos nossos vídeos mais famosos no nosso “canal de inglês do Youtube” é sobre as diferentes formas de usar used to em inglês [clique aqui para assisti-lo]. Não sei se isso é do seu conhecimento, mas podemos combinar a pequena estrutura “used to” formando diferentes configurações com sentidos completamente diferentes. Em virtude dessa possibilidade, abaixo selecionamos como fazer perguntas dentro de cada uma dessas configurações. Assim, você pode selecionar a pergunta que mais se adéqua ao seu interesse, OK?

Antes de explicarmos como fazer perguntas com used to, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. No momento são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e matar todas as suas dúvidas com a gente. Tem gente do Brasil todo e de outros países também como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😀

Perguntas com Verbo to be + Used To + Verbo (ing)

Você muito provavelmente conhece esse formato o qual é usado para falar de coisas que estamos habituados a fazer. Com essa estrutura, construímos frases do tipo:

  • I’m used to studying hard;
  • She is used to drinking beer on Mondays;
  • We are used to having internet all the time to interact;
  • I am not used to this;

Nesse caso o verbo to be ocorre nessas frases e em função disso ele irá ser posicionado logo no começo dessas perguntas, pois atua como um verbo auxiliar em perguntas.

Ex: Is Bob used to working that hard?

[o Bob está acostumado a trabalhar tanto assim?]

Ex: Are you used to it?

[você está acostumado com isso?] 

Perguntas com Used To + Verbo na Forma Base

O formato used to + verbo na forma base está no passado em decorrência da terminação -ed na palavra ‘used’. Observe exemplos de frases na afirmativa e negativa adotando essa configuração:

  • I used to love her, but I had to kill her;
  • I used to smoke in my adolescence.
  • She used to go out on weekends.

Diferente dos exemplos acima, não há a presença do verbo to be e, em razão disso, o foco está tão somente na partícula ‘used to’.  Assim, por se tratar de uma construção que se refere ao passado, o verbo auxiliar a ser usado em perguntas é did. Atenção! Associe esse verbo auxiliar com um verbo na forma base! Diga love na sua pergunta e não to love.

Nas respostas o formato used to aparece nas frases afirmativas e o formato did + use to nas respostas negativas.  Confira:

Ex: Jack: Did you use to love her? [não diga did you used to to love her?] Bob: No, I didn’t.

[Jack: Você a amava? Bob: não, eu não a amava] 

Ex:  Jack: Did you use to go out on weekends? Bob: Yes, I used to go out out on weekends.

[Jack: Você costumava sair nos finais de semana? Bob: sim, eu costumava sair nos finais de semana] 

Ex: Jack: Did you used to smoke in your adolescence? Bob: Yes, I used to smoke in my adolescence.

[Jack: você tinha o costume de fumar durante a sua adolescência? Bob: Sim, eu tinha o costume de fumar durante a minha adolescência] 

Perguntas com o verbo to be + used to + verbo ing

Além dos casos que vimos acima, uma outra construção que ocorre com muita frequência na língua inglesa é a combinação verbo to be + used to e um verbo com ing. Geralmente adotamos frases na afirmativa e frases na negativa com essa configuração para falar de coisas que estamos habituados a fazer.

  • I am used to seeing him every other day;
  • Don’t worry, I’m used to doing this all the time;

Para converter as frases acima em perguntas devemos posicionar o verbo to be logo no início.

Ex: Bob: Are you used to seeing him evey other day? Jack: Yes, I am used to seeing him every other day.

[Bob: você está habituado a encontrar com ele um dia sim outro não? Jack: Sim, eu tenho o costume de vê-lo dia sim dia não] 

 Ex: Jack: Are you used to making prank calls? Bob: No, I’m not used to making prank calls]

[Jack: você tem o costume de passar trote? Bob: Não, eu não tenho o costume de passar trote]

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. São dezenas de vídeos para todos os níveis de inglês [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há textos e artigos novos por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir Página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta