Sufixo ER Em Inglês: Exemplos e Como Usar SuFixo ER

O Que Significa Juicer Em Português? Como Usar o Sufixo ER em Inglês? O Que Significa o Sufixo ER em Inglês? O que significa air fryer? Acredite ou não, essas são perguntas típicas que trazem centenas de visitantes a essa página. Quer saber o que significa Juicer? Já-já lhe explicaremos.

O sufixo ER é um dos mais comuns em inglês, porém que mais causam espanto em estudantes. Isso, porque o costume de traduzir as coisas é tão recorrente quando se estuda uma língua estrangeira que, ao tentarem submeter palavras compostas por -er a esse expediente, caem do cavalo. A casa caiu. No vídeo abaixo, explicamos com maestria (modéstia à parte) a como usar o sufixo -er corretamente em inglês e como desvendar o significado das palavras sem pestanejar. Dá play antes de continuar a ler esse artigo.

O que Significa o Sufixo ER em Inglês?

Sufixos são combinações de poucas letras e na gramática normativa são chamados de morfemas. A função deles, em última análise, é compor novas palavras, basicamente trazer novos sentidos a vocábulos existentes. Assim, tomamos uma palavra por base e formamos outras. Veja o que pode ocorrer com a palavra feliz:

  • infeliz;
  • felicidade;
  • infelicidade.

Como Usar o Sufixo ER em Inglês?

No caso do sufixo er ele pode compor diversas palavras em inglês como, por exemplo, a palavra juicer. Mas o que significa juicer? A propósito, o que significa air fryer?

A função do sufixo -er é embutir a ideia de “aquele ou aquilo que executa, faz, toca ou conduz uma ação”. Podemos nos referir tanto a pessoas quanto a máquinas ou ferramentas. Veja alguns exemplos de palavras com o sufixo er – muito claros:

Palavra Em InglêsSignificadoSufixo Palavra + SufixoSignificado
DriveDirigir, conduzirerDrivercondutor, motorista
WriteEscrevererWriterescritor
LoveAmarerLoveramante

Observe que poderíamos pensar em “dirigidor” ao incluir a terminação -er ao verbo to drive. Porém, inexiste na nossa língua o termo “dirigidor”. Simplesmente dizemos condutor para nos referimos à pessoa que conduz algo – como um carro, uma van, um ônibus. A tradução de writer, como escrito, é uma das possibilidades, já que também significa escrivão, articulista (quem escreve em um jornal, por exemplo) e até mesmo autor. A palavra lover não significa apenas amante (sentido pejorativo). Também pode ser usada para uma pessoa que simplesmente ama outra.

Nos exemplos acima, citamos vários casos envolvendo pessoas, indivíduos. Contudo, seguindo a definição que demos, também podemos usar o sufixo er em inglês em alusão a máquinas, ferramentas e outras coisas mais.

Por exemplo, o verbo to kill significa matar. Se chamamos alguém de killer é porque a sua função é matar. Não dizemos matador na nossa língua, o termo mais comum é assassino ou qualquer outra coisa do tipo.

Na língua inglesa, é muito comum o uso da expressão pain killer. Pain significa dor e killer, como vimos, matador. Logo o remédio que é classificado como pain killer só pode ser um “matador de dor”. Na nossa língua dizemos: analgésico.

O que significa Air Fryer e Juicer?

E o caso da air fryer? Você sabe o que significa air fryer? O verbo to fry significa fritar, logo fryer só pode ser fritadeira. A palavra air significa ar. Se temos a combinação “ar fritadeira” é porque a intenção é dizer fritadeira a ar. Captou?

Outro dia explicamos aqui no Inglês no Teclado sobre formas de usar a palavra juice em inglês.  Muita gente acaba acessando esse texto em busca do significado de juicer.  Agora que já demos uma olhada geral sobre o sufixo er em inglês, fica mais fácil entender o que significa juicer. A palavra juice contém o sentido de suco. Lembre-se da definição que demos acerca do sufixo er:

A função do sufixo -er é embutir a ideia de “aquele ou aquilo que executa, faz, toca ou conduz uma ação”.

A função da máquina é fazer suco, por isso incluímos -er ao final da palavra juice (suco). Não há um termo em português que defina com exatidão o significado dessa máquina. Por exemplo, há gente que diz espremedor. Mas a palavra em inglês não é espremer e sim o verbo to juice que significa retirar o suco da fruta. É por isso que utilizamos a palavra espremer.  Uma instrução diz que você deve “retirar o suco das laranjas” uma de cada vez, veja:

Ex: You should juice one orange at a time.

Logo, se quiséssemos traduzir juicer ao pé da letra teríamos “sucadeira”. É evidente que essa palavra inexiste, e essa abordagem se trata apenas de uma elucidação do que vem a ser juicer em inglês.

Existe um caso bem parecido – o qual exerce a mesma função desse sufixo – que é o sufixo ar em inglês.

Palavra Em InglêsSignificadoSufixo Palavra + SufixoSignificado
Begimplorar ,pedirarBeggarpedinte
LieMentirarLiarmentiroso
BurgleRoubar, assaltararBurglarassaltante

Também nos sentimos obrigados a mencionar o sufixo or em inglês que, assim como -er e -ar, exerce função análoga.

Palavra Em InglêsSignificadoSufixo Palavra + SufixoSignificado
ActAtuarorActorAtor
ContractContratarorContractorContratante
ProcessProcessarorProcessorProcessador

Então é isso. Essa foi uma breve explicação sobre como usar o sufixo er em inglês. Espero que os exemplos com o sufixo er lhe tenham ajudado de alguma forma. Para continuar ligado nas nossas dicas de inglês e não perder a chance de aprender inglês online com a nossa ajuda, conheça o nosso canal oficial no Youtube. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta