Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês “SPEACH SHADOWING” PARA APRENDER INGLÊS

“SPEACH SHADOWING” PARA APRENDER INGLÊS

by Daniel Silva
0 comment

Em algum momento da sua vida, você ouviu falar sobre o fenômeno conhecido como “speech shadowing”? Sabe como usar “speech shadowing” para aprender inglês? A gente sabe que a aprendizagem de um novo idioma é um desafio que muitas pessoas enfrentam em diferentes estágios de suas vidas. Nesse sentido, o estudo de línguas estrangeiras é uma habilidade valiosa, seja para fins acadêmicos, profissionais ou pessoais. Entre as diversas abordagens para aprender um novo idioma, o “speech shadowing” é uma técnica interessante e eficaz que tem conquistado a atenção dos aprendizes de idiomas. Nesse novo post do portal inglês no teclado, exploraremos o que é o “speech shadowing,” como a técnica funciona e seus benefícios na aquisição de uma nova língua – no nosso caso, a língua inglesa.

Afinal de Contas: O Que É “Speech Shadowing”?

“Speech shadowing,” ou sombra da fala, em uma tradução literal, é uma técnica de aprendizado de idiomas que envolve a repetição imediata de um discurso ou fala em um idioma estrangeiro logo após ouvi-lo. A ideia é que o aprendiz repita o conteúdo de áudio, incluindo entonação, ritmo e pronúncia, o mais fielmente possível, como se estivesse fazendo uma sombra da fala original. Essa técnica é muitas vezes usada em combinação com áudio ou gravações de falantes nativos. Observe que não se repete apenas as palavras, repete-se o conjunto fonético por completo. Dissemos: entonação, ritmo e pronúncia, o mais fielmente possível. 

Mas Como Funciona o “Speech Shadowing”

O “speech shadowing” é uma técnica simples, mas exige concentração e prática, de seu adepto. Para começar, o aprendiz de línguas precisa escolher um material de áudio apropriado, como um diálogo, uma conversa ou um discurso em sua língua-alvo. Idealmente, esse material deve ser apresentado por falantes nativos ou de alto nível de fluência na língua. Você já deve ter notado como algumas pessoas, quando cantam em inglês, apresentam um desempenho bem interessante aos nossos ouvidos, apesar de ser perceptível que a pronúncia das palavras ainda é insuficiente.

O próximo passo é ouvir atentamente o material de áudio. À medida que o áudio é reproduzido, o aprendiz tenta repetir o que ouve imediatamente, tentando coincidir com a entonação, ritmo e pronúncia dos falantes originais. A repetição é feita tão rapidamente quanto possível, criando uma sombra da fala original.

É importante que se diga que durante o processo de “speech shadowing,” é fundamental prestar atenção à pronúncia, à cadência da fala e às nuances da língua. A repetição imediata ajuda o aprendiz a desenvolver uma sensação mais intuitiva da língua e a internalizar padrões de fala natural.

Advertisement

Quais São os Benefícios do “Speech Shadowing”?

Abaixo, litamos alguns dos benefícios da técnica de Speech Shadowing.

Aprimoramento da Pronúncia: Uma das vantagens mais evidentes do “speech shadowing” é o aprimoramento da pronúncia. Ao repetir imediatamente os sons e padrões de fala de falantes nativos, os aprendizes podem melhorar sua capacidade de pronunciar palavras e frases de forma mais autêntica.

Desenvolvimento da Compreensão Auditiva: A técnica ajuda a desenvolver a compreensão auditiva, uma habilidade fundamental na aprendizagem de idiomas. O ato de ouvir atentamente e repetir o que é dito em tempo real aprimora a capacidade de entender o idioma quando falado rapidamente.

Melhoria na Fluidez: O “speech shadowing” ajuda a melhorar a fluidez da fala, permitindo que os aprendizes pratiquem a articulação e o ritmo da língua de maneira mais natural. Isso torna a comunicação mais suave e eficaz.

Aprendizado de Vocabulário e Estruturas Gramaticais: Ao repetir e internalizar o discurso em tempo real, os aprendizes também absorvem vocabulário e estruturas gramaticais, o que contribui para a expansão do seu conhecimento linguístico.

Redução do Sotaque: Para muitos aprendizes, o “speech shadowing” ajuda a reduzir o sotaque estrangeiro, tornando a fala mais próxima da de um falante nativo.

A propósito, confira o nosso vídeo abaixo sobre o sotaque do brasileiro falando inglês. Dá o play!

Por fim, frisamos que o “speech shadowing” é uma técnica valiosa na aprendizagem de línguas estrangeiras, pois oferece uma abordagem prática e envolvente para aprimorar a pronúncia, a compreensão auditiva, a fluidez e o conhecimento linguístico. No entanto, é importante notar que essa técnica requer prática regular e atenção cuidadosa aos detalhes da língua. Além disso, é mais eficaz quando combinada com outras estratégias de aprendizagem, como a prática de conversação e a leitura.

Para aqueles que buscam aperfeiçoar suas habilidades em um novo idioma, o “speech shadowing” pode ser uma adição valiosa ao seu repertório de técnicas de aprendizado. Ao praticar regularmente e se esforçar para replicar o discurso de falantes nativos, os aprendizes podem avançar em direção à fluência e à comunicação eficaz na língua-alvo. Portanto, vale a pena considerar a inclusão do “speech shadowing” em seu plano de estudos de idiomas.

Gostou dessa dica sobre como usar o speech shadowing para aprender inglês? Para ficar ligado (a) nas próximas dicas do portal inglês no teclado, se inscreva em nosso canal oficial no Youtube. Há milhares de pessoas inscritas em nosso canal por lá.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy