Estrangeirismos da língua inglesa: dicas!

Nesse artigo abordaremos o tema estrangeirismos na pessoa do anglicismo, já que o nosso foco é língua inglesa, ainda que seja possível encontrar estrangeirismos em outras línguas.

O que é estrangeirismo? Estrangeirismo vem de estrangeiro e é um termo usado para designar palavras que não pertencem originalmente ao nosso idioma, porém são frequentemente usadas em nossa língua com o mesmo significado e significante. Ou seja, muitas vezes, possuem a grafia e o fonema inalterados, além de deterem o mesmo sentido.

Resumindo, pegamos uma palavra de uma outra língua e simplesmente a usamos como se a mesma pertencesse a nossa língua.

Veja alguns exemplos de estrangeirismos presentes na língua portuguesa:

  • Abajur
  • Ateli√™
  • Show
  • Baguete
  • Videogame
  • Batom
  • Happy Hour
  • Lincar
  • Intranet
  • Deletar
  • Bife
  • Teste
  • Iate
  • Showm√≠cio

Anglicismo √© o nome que damos ao fen√īmeno no qual usamos palavras da l√≠ngua inglesa como se tamb√©m pertencessem √† nossa.

Estrangeirismos da língua inglesa РExemplos usados em nossa língua

Um estrangeirismo que tenho visto com muita frequ√™ncia ultimamente √© kick off, principalmente em se tratando de reuni√Ķes. No mundo corporativo,¬†kick off √© a bola da vez.

Ex: Vamos marcar a reuni√£o de kick off para quando?

Ex: O/A kick off ficou agendado para 07 de junho de 2015, OK?

O fato de eu ter usado os artigos ‘o’ e ‘a’ no √ļltimo exemplo √© que enquanto algumas pessoas dizem o kick off, h√° tamb√©m quem opte por a kick off.

Outro estrangeirismo muito comum da l√≠ngua inglesa e que tamb√©m est√° presente no ambiente corporativo, √© sem sombra de d√ļvidas: estartar. Como √© poss√≠vel aferir da grafia dessa palavra, a origem desse termo est√° no verbo to¬†start em Ingl√™s que significa come√ßar.

DICA R√ĀPIDA  WORK e JOB: Qual A Diferen√ßa Entre WORK e JOB?

Ex: Podemos marca uma reunião para estartar o nosso projeto assim que possível.

No meio jur√≠dico, um termo muito comum √©: enforcement. Basta ler, por exemplo, revistas que tratam de temas ligados a √≥rg√£os reguladores, como a Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM), para encontrar o uso desse estrangeirismo. Em uma recente edi√ß√£o da revista Capital Aberto (ano 12 – n√ļmero 139 – mar√ßo 2015), publica√ß√£o a qual trata sobre assuntos relacionados √†s empresas de capital aberto (empresas listadas na bolsa de valores brasileira) √© poss√≠vel encontrar:

Ex: Há uma percepção de que o enforcement da CVM é lento, ineficaz ou inexistente.

De modo geral, podemos dizer que enforcement significa medidas e/ou a√ß√Ķes praticadas para que leis, regras, normas sejam cumpridas, aplicadas. ¬†Nessa seara, se estamos falando da pol√≠cia em Ingl√™s, √© natural encontrar o termo enforcement.¬†Uma collocation muito comum nesse meio √© law enforcement.¬†

 

Conhece a página do blog Inglês no Teclado no Facebook? Curta a nossa página para não perder mais dicas.

Um aspecto importante a ser percebido √© que alguns estrangeirismos s√£o cria√ß√Ķes da nossa l√≠ngua, ou seja, adapta√ß√Ķes baseadas em algum termo da l√≠ngua inglesa e que se forem apresentadas a um nativo, muito dificilmente ele ir√° compreend√™-las – √© o caso, por exemplo, da palavra estartar.

DICA R√ĀPIDA  ELSE em Ingl√™s ‚Äď como usar, explica√ß√£o e exemplos

Já em outros casos, podemos evidenciar o uso da mesma palavra (mesma grafia e fonema) assumindo sentido em frases na nossa língua Рexatamente como ocorre no caso de enforcement.

Isso significa que palavras podem ser aportuguesadas ou n√£o.

H√° casos ainda mais curiosos como o uso da g√≠ria “dar o end”. ¬†Quando queremos dizer que algu√©m ignorou a nossa liga√ß√£o telef√īnica, apertando a tecla vermelha escrito end¬†(encerrar) que direciona a chamada para a caixa postal, dizemos “me deu o end”. Voc√™ pode ver mais sobre essa g√≠ria acessando aqui.

Ex: Acredita que Maria me deu o end? Estou tentando falar com ela desde ontem.

 

Você pode gostar também de:

Explicação Collocations em Inglês

Express√Ķes em Ingl√™s sobre Gravidez

Do – 10 Express√Ķes em Ingl√™s com Do

 

Críticas aos estrangeirismos: a influência de outras línguas no Português

Voc√™ j√° parou para pensar como o mundo globalizado e ultra-tecnol√≥gico em que vivemos exerce cada vez mais influ√™ncia sobre as ¬†formas que usamos para nos comunicar, incluindo a nossa pr√≥pria l√≠ngua? O acesso a internet praticamente dobrou em 5 anos no Brasil indo de 24% em 2008 √† 48% em 2013, mesmo permanecendo abaixo de n√ļmeros como o da Europa, pasmem! Incr√≠veis 76%! √Č ineg√°vel que a internet possui uma parcela consider√°vel de culpa (positiva ou negativa) nesse processo.

Voc√™ acredita em exageros imitativos? Em um texto denominado A l√≠ngua portuguesa no s√©culo XXI de Arnaldo Niskir, ¬†artigo esse presente no s√≠tio eletr√īnico (site – outro estrangeirismo) da Academia Brasileira de Letras, o autor afirma:

DICA R√ĀPIDA  Como Dizer Tudo Vai Ficar Bem Em Ingl√™s?

“N√£o h√° como conter esse crescimento, mesmo que, por vezes, seja ele fruto do que o cr√≠tico Wilson Martins chama de ‚Äúdesnacionaliza√ß√£o‚ÄĚ ling√ľ√≠stica ou, para ser mais forte, de um lament√°vel ‚Äúling√ľic√≠dio‚ÄĚ, palavra que, ali√°s, consta do nosso Vocabul√°rio.”

Particularmente, acredito que ambas as l√≠nguas – Portugu√™s e Ingl√™s- podem e devem conviver harmonicamente sem que uma coloque em risco a soberania de cada uma no √Ęmbito nacional. √Č simplesmente inevit√°vel, na √©poca em que vivemos, escapar do uso de termos que s√£o empregados no mundo todo, restando a n√≥s refletir sobre a beleza que cada l√≠ngua possui e a contribui√ß√£o que ambas podem gerar.

Se voc√™ quer conferir mais exemplos de estrangeirismos, confira nesse link uma mat√©ria divulgada no site da Revista Eletr√īnica Exame.

Enquanto eu puder comer caruru, abará e acarajé  (estrangeirismos africanos) me darei por satisfeito.

Ent√£o √© isso. Esses foram apenas algumas exemplos de estrangeirismos¬†em Ingl√™s. Se ainda assim voc√™ possui alguma d√ļvida deixe o seu coment√°rio, pois faremos quest√£o de responder! N√£o esquece de curtir a p√°gina oficial do Ingl√™s no Teclado no Facebook. A gente sempre avisa por l√° sobre as nossas novidades. Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

Curtir p√°gina do Facebook

Download PDF

Coment√°rios

SEM COMENT√ĀRIOS

Deixe uma resposta