Home Gramática da língua inglesa I’ve been meaning: o que significa I’ve been meaning?

I’ve been meaning: o que significa I’ve been meaning?

by Daniel Silva
0 comment

I’ve been meaning: o que significa I’ve been meaning? – Realmente, a vida não é nada fácil. Você já percebeu que quando estamos cheios de afazeres não definimos prioridades e terminamos, na maioria das vezes, ficando apenas nas intenções? Exercemos o pensamento como meio de manter a memória em dia com o que ainda falta fazer – mas apenas ficamos nisso. Até que um belo dia dizemos coisas como “eu ia fazer isso” ou “estava a um passo de finalizar aquilo”. É, o tal do “ia” não é nada fácil. Você não concorda?

Pois então, a expressão do texto de hoje é: I’ve been meaning. Você pode usar esse tipo de construção quando quer deixar claro que, apesar de você ainda não ter feito algo, era justamente essa a sua intenção. É que, como dito, esse era o seu objetivo, você apenas não havia colocado em prática até o momento da fala, talvez por esquecimento contínuo ou nervosismo.

Outro dia explicamos aqui no Inglês no Teclado como usar a palavra mean em Inglês. Confira formas muito interessantes de usar essa palavra em Inglês—> (clicando aqui).

O que geralmente causa estranheza ao estudantes da língua inglesa é o uso de ing com mean formando meaning. Isso porque o verbo to mean não contém o sentido de intensificar o cultivo de alguma intenção, mas simplesmente está relacionado a nossa intenção e ponto final. Se trata de um state verb e, assim sendo, temos a impressão de que não usamos mean com ing assim como fazemos com outros verbos como, por exemplo, like, need, hate, want, have, smell etc.

Mas voltando a expressão I’ve been meaning, digamos que o seu chefe lhe pergunta sobre um trabalho que você ficou de finalizar até a data x. Você pensa “parece que ele leu a minha mente, preciso pedir mais tempo”. A sua resposta para o chefe é algo como:

Advertisement

Ex: I’ve been meaning to talk to you about that. I need more time to finish the report.

Mas o que significa I’ve been meaning? Procurando uma construção semelhante na língua portuguesa e traduzindo o exemplo acima, sugiro: eu estava para falar com você sobre isso. Preciso de mais tempo para terminar o relatório. Esse “eu estava” indica aquela condição que mencionei acima, a condição de termos uma intenção, mas postegarmos por não definir prioridades.

Algumas possibilidades de tradução:

  • já faz um tempo que tô para perguntar…
  • já faz um tempo que eu quero perguntar…
  • tô enrolando para te perguntar…

Alguns outros exemplos:

Ex: I’ve been meaning to ask you: do you know what happened to John? Was he fired?

[Estava para te perguntar: o que aconteceu com John? Ele foi demitido?]

Ex: There’s something I’ve been meaning to tell you. I’m no longer engaged.

[tem algo que estou enrolando para te contar. Não estou mais noiva]

Mas você também pode combinar a expressão I’ve been meaning com outro verbos. Veja abaixo:

Ex: I’ve been meaning to write this for so long.

[estava para escrever essa música há um tempão]

Ex: I’ve been meaning to plan a trip to Europe for a while.

[Já faz um tempo que eu estava para planejar uma viagem para a Europa]

Ex: This year I will finally do what I’ve been meaning to do, and this time I mean it.

[esse ano vou fazer tudo que eu estava para fazer e dessa vez é sério]

Ex: I’ve been meaning to donate clothes.

[já faz um tempo que quero doar roupas] 

Aprendeu o que significa I’ve been meaning em Inglês? Aqui no Inglês no Teclado, postamos diversas dicas de Inglês para quem quer muito aprender a língua inglesa. Curta a nossa página no Facebook. Essa é a melhor forma de você ficar ligado nas novidades do Inglês no Teclado. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy