Shall Em Inglês: Como Usar Shall Em Inglês (completo)

O QUE SIGNIFICA SHALL? COMO USAR SHALL? QUAL A TRADU√á√ÉO DE SHALLL? Essas s√£o algumas das perguntas que me fazem todo santo dia sobre o verbo modal shall. √Č que apesar de existirem in√ļmeros textos pela internet explicando o uso de shall em ingl√™s, sinto que ainda falta dar uma repaginada e mencionar alguns aspectos que a maioria dos artigos na internet ainda n√£o destacaram.

Antes disso, no entanto, gostaria de te convidar para conhecer o canal do inglês no teclado no Youtube. São milhares de pessoas nos seguindo por lá e contando com a nossa ajuda para aprender inglês de graça diariamente. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e muito mais [clique aqui para conhecer].

Bom, nesse texto vamos aprender formas de usar shall em ingl√™s e constru√ß√Ķes comumente usadas no dia-a-dia. Se ao final desse texto voc√™ tiver alguma d√ļvida, deixe o seu coment√°rio abaixo, pois, como de costume, fazemos quest√£o de responder. ¬† ūüėÄ

VERBO MODAL SHALL EM INGLÊS

A primeira coisa que aprendemos sobre o verbo modal shall é que ele se trata de um verbo modal em desuso e que ao longo do tempo outros verbos modais do inglês passaram a assumir a sua função. Esse raciocínio é em parte correto, uma vez que muitas pessoas ainda fazem uso de shall em diversos contextos.  Talvez o que fomente essa linha de raciocínio seja o fato de muitos estudiosos rotularem o verbo modal shall como parte do inglês formal.  Logo, uma vez que se trata de inglês formal, tendemos a pensar que as pessoas não o usam tanto quanto os seus pares.

DICA R√ĀPIDA  CORRE-CORRE em Ingl√™s: como dizer?

O engra√ßado √© que, apesar de in√ļmeros dicion√°rios elencarem o uso de shall, muitas gram√°ticas simplesmente ignoram a sua exist√™ncia.

SHALL EM INGL√äS PARA PERMISS√ēES

Para determinados contextos envolvendo sugest√Ķes ou permiss√Ķes, shall pode ser usado com a mesma fun√ß√£o de outros verbos modais como: can, should e might. Na minha opini√£o, no caso em concreto,¬†shall imp√Ķe um ar de eleg√Ęncia. ¬†A tradu√ß√£o de shall¬†n√£o √© absoluta e isso implica que tudo vai depender do contexto e da sua interpreta√ß√£o.

Ex: Shall we dance?

[podemos dançar?]

Ex: Shall take your coat?

[posso ficar com o seu casaco?]

Ex: Shall we begin dinner?

[devemos iniciar o jantar?]

SHALL EM INGL√äS NA FORMA “SHALL WE?” OU “SHALL I?”

√Č muito comum ouvirmos nativos simplesmente perguntando: shall we?¬†indicando um pedido de autoriza√ß√£o ou anu√™ncia. √Č que apesar de n√£o ser usado qualquer verbo seguindo de shall nesse caso, o orador geralmente faz esse uso quando quem a ouve¬†sabe exatamente do que ele est√° falando. Assim, pode se tratar, por exemplo, de um pedido como “vamos?” ou simplesmente “podemos?” Ou at√© mesmo “shall I?” caso voc√™ queira, como dissemos, pedir ¬†autoriza√ß√£o.

SHALL EM INGLÊS PARA INCERTEZA

Veja abaixo o uso de shall em situa√ß√Ķes envolvendo probabilidade e incerteza.

Ex: I shall not be there. I have a business meeting.

[não devo comparecer, tenho uma reunião de negócios] 

Ex: I shall be late.

[devo atrasar] 

SHALL COMO VOC√ĀBULO ANTIQUADO

A regra tradicional ensina que é possível empregarmos shall em vez de will em contextos mais formais. Nesse caso, fica evidente um traço desse verbo modal: ser usado com os pronomes I e We. Isso significa que ele é raramente usado com outros pronomes pessoais da língua inglesa como he, she, it, they, you. Se trata, assim, de um vocábulo antigo.

DICA R√ĀPIDA  Como dizer bater o telefone na cara de algu√©m em Ingl√™s

Ex: We shall remember this day forever.

SHALL PARA NORMAS E REGRAS

Usamos shall para regras, normas e coisas do tipo. Esse é um uso muito frequente desse verbo modal, principalmente na forma negativa, isto é, shall not.

Ex: The right of the people to keep and bear arms shall not be infringed.

[o direito das pessoas de deter e portar uma arma não deve ser infringido]  

Um exemplo do Cambridge Dictionary:

Ex: The management shall not be responsible for damage to personal property.

[a gerência não deve ser responsabilizada por danos à propriedade] 

SHALL PARA EXPRESSAR INEVITABILIDADE

Você também pode usar shall para expressar inevitabilidade em inglês. Algo é inevitável ou perto disso? Use shall.

Ex: He shall be our next boss.

[ele deve ser o nosso próximo chefe]

Ex: That day shall come.

[esse dia chegará] 

SHALL EM CONTEXTOS FORMAIS

Quando dizemos contextos formais considere coisas como: declara√ß√£o de um prefeito, documentos de uma corpora√ß√£o, documentos oficiais governamentais, reda√ß√£o de um concurso e coisas do tipo. Outro dia falamos, por exemplo, das invers√Ķes em ingl√™s as quais costumam deixar muita gente encucada [clique aqui para entender] e [clique aqui tamb√©m]. Shall pode ser empregado no √Ęmbito¬†invers√Ķes quando a inten√ß√£o √© justamente enfatizar. No meio formal, isso √© muito comum. Inclusive em poemas quando o autor quer justamente enfatizar algum aspecto ou na b√≠blia esse padr√£o se repete com muita frequ√™ncia. ¬†Esse uso tamb√©m ocorre no caso do verbo modal should.

DICA R√ĀPIDA  Pronome Pessoal e Verbo: Qual A Ordem Na Pergunta?

Ex: Under no circumstances shall I resign.

[sob nenhuma circunst√Ęncia devo renunciar]¬†

Observe que estamos acostumados a usar I shall e n√£o shall I, ao n√£o ser em perguntas. O que acontece aqui √© um fen√īmeno chamado inversion em que optamos por, propositadamente, posicionar as palavras em uma ordem peculiar para embutir √™nfase, dar destaque. Veja um exemplo retirado de um documento oficial presente em uma prova para tradutor juramentado.

Ex: TO ALL TO WHOM THESE PRESENTS SHALL COME, I Carl Stevenson of New York City, NY, SEND GREETINGS.

Se trata de um instrumento particular de procuração iniciado com um cumprimento formal. Na nossa língua não é comum usarmos desse expediente. Uma sugestão de tradução seria: a quem possa interessar, eu, Carl Stevenson, localizado na cidade de Nova York, NY, cumprimento-vos.

O autor da procuração (outorgante) usa palavras rebuscadas para formalmente cumprimentar o agente que recepcionará esse documento.

Ent√£o √© isso. Espero que essa explica√ß√£o sobre como usar shall em ingl√™s lhe ajude de alguma forma. Caso voc√™ tenha alguma d√ļvida, deixe o seu coment√°rio abaixo. A gente faz quest√£o de responder todos os leitores do blog Ingl√™s no Teclado. ¬†Para contar com a nossa ajuda e melhorar o seu ingl√™s diariamente, conhe√ßa o nosso canal oficial no Youtube. S√£o dezenas de v√≠deos gratuitos [clique aqui para conhecer]. Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

Curtir p√°gina do Facebook

Download PDF

Coment√°rios

SEM COMENT√ĀRIOS

Deixe uma resposta