Listening Avan√ßado e Listening Proficiente: Como √Č?

“Listening Avan√ßado” sempre foi a preocupa√ß√£o da maioria das pessoas que deseja dominar a l√≠ngua inglesa. Eu senti isso na pele quando fiz um interc√Ęmbio para os Estados Unidos em 2007 e me colocaram para trabalhar no telefone de um restaurante bem como atendimento direto com clientes. Assim que cheguei l√°, meus ouvidos pareciam estar imundos, como se houvesse uma portinhola enferrujada entre o som que entrava pelos canal√≠culos e o meu c√©rebro. Foi um choque.

Passados meses conclui que fui aben√ßoada com a imers√£o e, desde ent√£o, mantenho um n√≠vel de escuta em ingl√™s proficiente (e n√£o avan√ßado) capaz de invejar muita gente, mod√©stia √† parte. Trabalhar no telefone e principalmente com clientes de todos os cantos do mundo foi uma d√°diva aos meus ouvidos – ah! Se foi…

Nesse novo artigo do Inglês no Teclado vou falar sobre como é a sensação de ter o listening avançado ou listening proficiente. Essa segunda condição designa uma capacidade auditiva ainda mais refinada do que a escuta avançada em inglês.

Eu nunca comentei com ninguém sobre isso, mas acho que vale a pena me abrir por seu uma experiência incrível e justamente para incentivar mais pessoas a alcançar um nível de proficiência absurda que vai lhe ajudar a cada vez mais melhorar o inglês. Lembre-se que esse se trata apenas de um relato, logo o que você irá conferir abaixo pode não ser a mesma sensação de outros ouvintes.

DICA R√ĀPIDA  Express√Ķes em Ingl√™s para executivos precavidos
Como Era A Minha Captação

Assim que ganhei confian√ßa completa para escutar qualquer coisa em ingl√™s, comecei a comparar a minha condi√ß√£o anterior a atual. A capta√ß√£o anterior se dava da seguinte forma: uma pessoa me dizia algo e eu entendia palavra por palavra imediatamente (de maneira simult√Ęnea¬†a fala do emissor) ou n√£o captava nada. No exato momento da fala (sem qualquer tipo de atraso) era o que ocorria. Para ser sincero, essa √© a parte que mais incomoda estudantes de ingl√™s, j√° que √© como se n√£o houvesse um meio termo, ou se capta tudo ou n√£o se capta nada e se fica a ver navios por contada frustra√ß√£o e nervosismo que favorecem esse quadro repetitivo.

Listening Avançado Em Inglês

O listening avan√ßado √© aquele no qual quem escuta ouve diversas palavras sequenciais proferidas claramente ainda que emitidas numa velocidade consider√°vel e em um cen√°rio de¬†fala constitu√≠da por¬†g√≠rias, express√Ķes idiom√°ticas, phrasal verbs,¬†collocations, gap fillers, redu√ß√Ķes voc√°licas, connected speech e at√© mesmo transgress√Ķes lingu√≠sticas. Nesse est√°gio, podem ocorrer misturas de linguagem coloquial com adloquial que ainda assim o audiente n√£o tem dificuldades significativas para, habilidosamente, receptar o que foi dito ou est√° sendo dito por algu√©m, mesmo que com lacunas.

Listening Proficiente Em Inglês

Quando turbinei a minha escuta com força total, percebi que o meu cérebro passou a se ajustar de tal forma a não permitir vácuos na compreensão auditiva.  Como foi explicado acima, na escuta avançada em inglês, apesar de o audiente se sentir confiante, ele pode, mesmo que inconscientemente, deixar parte da fala passar batida. Naquele estágio ainda é exigido dele certa atenção na fala para justamente evitar falhas de captação. Além disso, o audiente, quando solicitado a repetir o que foi dito, não raro se esquece e a reprodução é impactada.

DICA R√ĀPIDA  Como Dizer Autoria Em Ingl√™s? (Minha Autoria)

No listening proficiente, não ocorre (ou praticamente isso) a dualidade do tipo se escuta tudo ou não se escuta nada. O processo é bem diferente. O nervosismo aqui não surti efeito como no nível avançado e o alto nível de atenção não é requerida.

Agora a parte mais importante. Nesse estágio, o proferimento pode ser recepcionado com um atraso de meio segundo ou muitas vezes nem isso Рum décimo de segundo, mas a captação se dá de forma plena. A parte mais esplendida disso tudo é que é mesmo estando distraído ou em um modo de atenção menos ativo, o encéfalo do captador se ajusta nesse mínimo intervalo assim que cessada a fala do emissor,  entregando ao audiente o pacote completo Рmesmo que ele não tenha ouvido cada palavra citada pelo emissor de maneira bem definida.

O indiv√≠duo de listening proficiente escuta e as palavras, ainda que borradas – fazendo uma analogia √† vis√£o – s√£o desemba√ßadas neurologicamente. √Č como o teste do psicot√©cnico. Mesmo que as letras exibidas na lente estejam borradas, voc√™ √© capaz de decifr√°-las. E isso n√£o se d√° pelo “contexto” como muitos frequentemente alegam. Tamb√©m n√£o se d√° com esfor√ßo como ocorre no exame psicot√©cnico – √© na verdade um ato totalmente involunt√°rio.

DICA R√ĀPIDA  BREGA! Como dizer fora de moda em Ingl√™s, brega, cafona

Uma melhor analogia do ritual proficiente √© a da vis√£o que na fonte est√° invertida, mas o c√©rebro a desvira¬†nos dando a exata refer√™ncia de suas posi√ß√Ķes. √Č, como dito, um ato involunt√°rio. No listening avan√ßado h√° sim, ainda que de maneira parcial, uma dedica√ß√£o mais intrusiva daquele que escuta, isto √©, h√° deliberadamente um esfor√ßo para se captar o som.

O que mais me desperta aten√ß√£o para esse “fen√īmeno” √© que esse intervalo entre a fala de algu√©m e a tradu√ß√£o perfeita ou “desemba√ßamento” do c√©rebro proficiente √© impercept√≠vel, n√£o afeta em nada a comunica√ß√£o entre pessoas.

Ent√£o √© isso. Esse √© o meu relato e opini√£o sincera sobre¬†o listening avan√ßado e o listening proficiente¬†em ingl√™s.¬†Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo ingl√™s online, conhe√ßa o nosso canal de ingl√™s no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por l√°. Essa √© uma excelente oportunidade para voc√™ aprender ingl√™s online e ainda contar com a nossa coopera√ß√£o para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhec√™-lo]. ¬†No Facebook, sempre avisamos quando h√° novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, √© rapidinho!¬† ūüėČ

Curtir P√°gina do Facebook

[imagem desse texto]
Download PDF

Coment√°rios

SEM COMENT√ĀRIOS

Deixe uma resposta