Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Desenvolver Fluência Em Inglês: pequenos (porém valiosos) hábitos

Desenvolver Fluência Em Inglês: pequenos (porém valiosos) hábitos

by Daniel Silva
0 comment

Hi guys! De tempos em tempos alguém me pede que fale sobre como desenvolver a fluência em inglês. Não sou nenhum mágico e não acredito em qualquer método que se assemelhe a um suposto passe de mágica. No entanto, creio piamente que existem alguns pequenos, porém valiosos hábitos que você deve incluir (e principalmente manter) na sua vida, caso o plano seja avançar nos estágios de fluência sem deixar a peteca cair. O desânimo bate, eu sei. Mas o gostinho do progresso é maravilhoso.

Vai por mim. Toda vez que vejo resultados de algo que cultivo (há meses), olho no espelho e digo para mim mesmo: boa garoto. Poder ser que essa conversa esteja assumindo um tom de “autoajuda”, mas eu quero lhe explicar que o desenvolvimento da fluência em inglês passa por um só caminho: persistência. E como perseverar? Vamos conseguir isso por meio de pequenos hábitos – como os que detalho abaixo. Ah! Só mais uma coisa: confira as nossas aulas de inglês online no Youtube. Milhões de pessoas já passaram por lá e milhares estão, hoje, inscritas.

Desenvolver Hábitos em prol da Fluência Em Inglês

Desenvolver fluência em inglês tem a ver com disciplina. Sabe aquele gordo que perdeu 20 kg em 5 meses? A resposta é: resiliência. Sabe aquela pessoa que está na fisioterapia tentando ganhar o movimento da metade do rosto paralisada? Pois é, perseverança. Elenco abaixo 3 dicas de como isso se dá quanto ao estudo da língua inglesa. Espero que você goste.

Dica #1 Fale Inglês com o seu cachorro / gato / planta

DICAS PARA DESENVOLVER FLUÊNCIA EM INGLÊS

Não é de hoje que as pessoas conversam com os animais. Já diz o velho ditado: quem fala muito dá bom dia a cavalo. Falar com os animais como se eles entendessem tudo o que disséssemos é uma excelente oportunidade para você desenvolver a fluência – se os pets não compreendem o Português, imagina, então, o Inglês? Se você fica muito tímido e com medo de expor erros, aproveite para falar com o seu cão / gato. Além de eles adorarem interagir com o dono, funciona como um exercício mental de condicionamento para eles – que viram a cabeça para os lados tentando pescar uma palavra conhecida (será que ele quer passear? Será que é hora da comida? O que ele está dizendo?).

Advertisement

Você ajuda o seu pet a se esforçar um pouco e, de quebra, perde um pouco da sua timidez. Se você não tem nenhum desses companheiros, utilize as plantas. Se não possui plantas em casa, então arranje (plantas). Não assuma um padrão introspectivo a ponto de falar sozinho, essa técnica nem sempre rende bons resultados. Além disso, não busque um animal apenas para completar essa lacuna na sua vida. Arrume um boneco, se for preciso.

Dica #2 Estabeleça uma meta de vocabulário

FLUÊNCIA EM INGLÊSEu, normalmente, aprendo 1 nova palavra em inglês todo santo dia. Pode ocorrer de eu aprender mais de uma. No entanto, me comprometo a memorizar o significado de ao menos um termo por dia. Minha mesa é repleta de rabiscos. Isso, porque eu costumo fazer anotações e, diariamente, olho para elas em busca de lembrar de algo que eu já não me lembrava. A memorização de palavras é essencial para quem busca desenvolver fluência. De nada adianta você ir com muita sede ao pote achando que vai aprender dezenas ou centenas de palavras em pouco tempo: não vai!  No afã de se tornar um expert em inglês você se entrega a um monte de frustrações. Assim, recomendo que você anote em algum lugar que não exija muito trabalho, aquela nova palavra que você aprender e pratique pequenas consultas a esses temos para fins de fixação. Essa imagem que você vê ao lado é a da minha mesa. Pode parecer falta de higiene ou falta de organização, mas de tempos em tempos eu a limpo e removo tudo. Essa é, inclusive, uma medida que pressiona a memorizar as coisas mais rapidamente.

Se você estiver se perguntando, o motivo de eu não usar um caderno, post-it ou qualquer coisa do tipo, é porque sei muito bem que se surgir alguma etapa ao longo desse procedimento de memorização, além daquela de escrever a palavra, a preguiça baterá mais forte e não conseguirei expandir o meu portfólio de vocabulário.

Dica#3 Repita tudo aquilo que você ouviu (ainda que não compreendido)

Já percebeu como, muitas vezes, a gente ouve algo em outra língua, mas não compreende absolutamente nada? Pois é, não importa se você tenha entendido apenas parte do que foi dito (ou absolutamente nada). Busque sempre repetir uma palavra ou frase assim que você acabou de escutá-la. Essa é uma prática que mantenho desde quando criança. Ela me ajudou bastante a desenvolver a fluência em inglês. Essa ideia do tipo papagaio traz muitos benefícios. Teste!

Então, é isso. Essas foram três breves dicas para quem quer muito “desenvolver afluência em inglês”. Ficou com alguma dúvida? É só comentar abaixo para que possamos te ajudar. Te vejo no Youtube Bye!   😉

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy