Como Dizer A Idade Em Inglês (Por que I Am e Não I Have?)

0 471

idade em inglês“Como Dizer A Idade Em Inglês”? Você já se perguntou por que dizemos I Am e Não I Have em inglês para “falar da idade”? Nem tudo nessa vida há uma lógica para explicar as coisas, mas nesse caso, podemos ao menos tentar estabelecer uma. Há de fato diversas coisas novas e enigmáticas que nos atormentam ao longo da vida no tocante a aprendizagem.

Um dos primeiros choques de estudantes da língua inglesa ocorre ao perceberem que não devem optar pelo verbo have – que grosso modo possui o sentido de ter em inglês – montando frases como:

Ex: I have 20 years [incorreto]

Mas sim, estruturar frases como:

Ex: I am 20 years old. [correto]

Ou seja, usar o verbo be (que vincula o sentido de ser ou estar de acordo com o contexto) em detrimento do verbo have.

Nas próximas linhas vamos explicar Como Dizer A Idade Em Inglês e a razão de adotarmos o formato apresentado acima o qual, aparentemente, não faz nenhum sentido. Até porque em Português não dizemos “eu sou 20 anos velho”…. ou dizermos?

Antes de iniciarmos a nossa explicação eu gostaria de lhe convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado Em Inglês no Youtube. Atualmente milhares de estudantes de inglês assistem as nossas aulas por lá diariamente. Com a nossa ajuda você aprenderá inglês online e matará todas as suas dúvidas sem gastar um centavo com isso. Viu que demais? São aulas de inglês para todos os níveis e pessoas de todos os cantos do mundo acompanhando as nossas aulas por lá. Se trata de uma oportunidade incrível para abrir a sua mente de verdade [clique aqui para conhecê-lo].

Como Dizer A Idade Em Inglês?

Na língua inglesa existe um único verbo que pode ser usado tanto traduzir as frases eu sou velho como eu estou na minha casa. Isso poe parecer estranho, contudo, se trata de um verbo muito versátil e é chamado verbo to be. Aqui no nosso blog já falamos sobre ele de maneira mais completa s e você quiser aprender mais a respeito, basta [clicar aqui]

De qualquer forma, nesse artigo, vamos fazer uso do verbo to be com o sentido de ser como em eu sou, ela é, eles são etc.  A regra básica dita que dizemos:

Conjugação do verbo to be no presentePronome pessoal a ser combinadoResultadoTradução
amII amEu sou
ishehe isele é
issheshe isela é
isitit isclique aqui
aretheythey areeles são – elas são
arewewe arenós somos – a gente é

Assim, usando os pares que obtemos acima, podemos construir frases utilizando os adjetivos smart que significa esperto (a) ou old que significa velho (a).

Ex: I am smart.

[eu sou esperto]

Ex: She is old.

[ela é velha] 

Contudo, também podemos incrementar os exemplos acima e usar um modificar antes dos adjetivos (em inglês chamado de modifier). Vamos usa o modificar very. Ele é chamado de modificador, pois modifica o sentido do adjetivo ou de um advérbio. Nas frases que usamos os adjetivos são old e smart.

Ex: I am very smart.

[eu sou muito esperto]

Ex: She is very old.

[ela é muito velha] 

Nas frases acima, percebemos que a palavra very a qual é um modifier potencializou o sentido das palavras smart (esperto / esperta) e old (velho / velha). Vamos a partir de agota focar apenas no segundo exemplo (she is very old).

Em Inglês, você poderia muito bem dizer:

Ex: She is not old.

[ela não é velha] 

Em inglês a palavra que seria equivalente a não, vem após o verbo ser (é).  Seria como “ela é não velha”. Marcamos as palavras com cores para que você identifique com mais facilidade as palavras correspondentes.

Assim como very que atuou sobre o adjetivo old, a palavra not, apesar de estar associada ao verbo ser (is), também atuou sobre old. Dessa forma, temos:

Ex: She is very old.

[ela é muito velha] 

Ex: She is not old.

[ela não é velha] —> “ela é não velha”

A palavra old está sendo moldada (modificada) pelas palavras very e not, concorda? Nesse sentido, podemos modificar old da forma que quisermos, podemos dizer alguém é velho, muito velho, pouco velho e por aí vai.

O que ocorre é que não precisamos ficar limitados a dizer que alguém é velho, mais ou menos velho, pouco velho, não velho e por aí vai. Podemos ir fazer o uso de um modificador que nos especifique exatamente quão velha ela é.

Ex: She is old

[ela é velha] 

Vou usar um modificador mais caprichado na frase acima que também estará atuando sobre o adjetivo old.

Ex: She is 20 years old. 

Nesse caso a minha intenção foi ser o mais específico possível e não dar ideias vagas do tipo “velha”, “não velha”, “pouco velha”, “relativamente velha”. Eu citei que a sua “velhice” está cravada pelo tempo de suas existência que é vinte anos (20 years = modificador da palavra old). Isso mesmo! A combinação 20 years atua como um modificador assim como very e muito outros que poderíamos ter inserido na frase para indicar a “velhice” de alguém modificando o sentido de velho / velha (old).

Como responder “how old are you”?

Veja abaixo exemplos de respostas para a clássica pergunta how old are you? Repare nos modificadores que usamos em cada uma delas.

  • I am not old;
  • I’m very old;
  • I’m somewhat old;
  • I’m 20 years old;

Assim, fica explicado como dizer a sua idade em inglês e por que dizemos I am e Não I have em inglês para falar da idade. Outro detalhe importante é que você pode inclusive optar pelos formatos do verbo to be no passado que essa explicação continua valendo.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. No Youtube você acompanha todas as nossas aulas de inglês e continua aprendendo inglês online. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[imagem desse texto]
Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta