Home Gramática da língua inglesa BE GOING TO: Como usar be going to em Inglês

BE GOING TO: Como usar be going to em Inglês

by Daniel Silva
0 comment

COMO USAR BE GOING TO? No texto de hoje, falarei sobre uma  maneira diferente de utilizarmos a chamada forma ing ligada a be going to. 

Antes disso, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Holanda e muito mais. São dezenas de vídeos gratuitos para todos os níveis. [clique aqui para conhecer].

Se você quer muito saber como usar be going to em inglês, recomendamos que antes de continuar a ler esse artigo, assista o nosso vídeo abaixo super explicativo.

Após assistir a vídeo-aula, continue lendo o artigo para esclarecer quaisquer dúvidas. Você também pode deixar a sua mensagem abaixo caso queria esclarecer algum ponto que não foi mencionado no vídeo ou não consta nesse texto do Inglês no Teclado. Dá o play!

Inicialmente, podemos estabelecer a seguinte  estrutura:

Advertisement
 to be go + ing + preposição to
Muito prática e de fácil uso, a combinação be going to é muitas vezes empregada de maneira equivocada, justamente pelo fato de oferecer tamanha praticidade. Ao menos por enquanto, vamos focar nossa atenção em sua estrutura e função.
Veja os exemplos abaixo:
Ex:  We are going to study tomorrow.
Ex:  Jack is going to the club tomorrow.
O verbo “to be” está presente na cor azul o verbo “to go” e a preposição “to” na cor preta.
A forma ing caracteriza algo que irá ser feito ou ocorrer. No Português,  dizemos: estou indo estudar..ele está indo comer..estamos indo a uma festa…

Alguns leitores podem fazer a seguinte pergunta: para expressar o futuro basta que usemos “be going to” ?

Não! Na verdade, é aí que está o erro mais comum! Citarei apenas alguns exemplos que ilustram como usar a forma ing, já que outros serão apresentados quando chegarmos ao tempo verbal Simple Future.

Podemos usar be going to para nos referirmos quanto a algo planejado ou que acreditamos estar presente no futuro como em:
Ex: Where are you going to stay in Rio de Janeiro?
[onde é que você vai ficar no Rio de Janeiro?]
Ex: The north of Brazil is going to be affected by the extended drought.
[O norte do Brasil será afetado por uma longa seca]
Usamos be going to para decisões quanto ao futuro e que já foram feitas/estabelecidas com certa antecedência, como, por exemplo:
 Ex: I’m going to collect the children at eight.
[vou pegar as crianças às 8]
Quando um evento futuro não depende da ação descrita com a palavra if (se) como em:
Ex: I’m going to the shopping mall now if you want a ride.
[estou indo ao Shopping agora, caso você queira uma carona]
Então é isso. Nos próximos textos do Inglês no Teclado você encontra mais explicações sobre como usar be going to em inglês. No nosso canal oficial do Youtube você tem acessos a diversos vídeos gratuitos para todos os níveis de inglês. É um vídeo mais legal que o outro, vale a pena conferir [clique aqui para ter acesso]. Para ser avisado quando novos textos estiverem disponíveis aqui no nosso blog, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quado há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉
[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”red” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy