Como dizer AO ARREPIO DA LEI em Inglês?

0 783
De acordo com o dicionário Michaelis a expressão ‘ao arrepio’ significa ao revés, em sentido inverso ao natural. Assim, podemos entender que a expressão agir ou atuar ao arrepio da lei está de alguma forma associada ao mundo obscuro da ilegalidade (como alguns advogados gostam de dizer).
Um ato ilegal cometido por alguém ou por uma entidade qualquer pode ser designado de diversas formas. Podemos citar a improbidade administrativa, a prevaricação ou até corrupção. São todos casos no qual um órgão ou organismo age ao arrepio da lei.
Fazendo algumas investidas, fui à procura de uma expressão idiomática no Inglês que pudesse ao menos conter um sentido bem próximo ao dessa expressão. Algumas pessoas me sugeriram ‘against law’.
Mas uma expressão que, na minha opinião, contém  algo bem próximo a este sentido é:

on the wrong side of the law

Sim, uma tradução literal seria “do lado errado da lei”, ou seja, ao arrepio da lei. Como se conseguíssemos distinguir dois lados tendo a lei como um divisor.  Alguns leitores podem questionar “Agir ao arrepio da lei em Inglês é on the wrong side of the law? Tão simples assim?” Não se esqueçam que todas as línguas possuem particularidades e portanto devemos sempre tentar aproximá-las  da melhor forma possível. Sendo a opção acima uma das melhores, se não a melhor.

Vamos, agora da uma olhada em alguns exemplos:

Ex: Being on the wrong side of the law is not unusual for many people in this part of the town.

Agir ao arrepio da lei não é algo incomum para muitas pessoas nesta parte da cidade.

Ex: Big SA banks caught on wrong side of the law.

Bancos grandes são pegos agindo ao arrepio da lei.

fonte notícia: http://www.namibian.com.na/news/marketplace/full-story/archive/2010/december/article/big-sa-banks-caught-on-wrong-side-of-the-law/

Ex: Altough Jack knew he was on wrong side of the law he  kept on selling drugs until he got caught by FBI.

Embora soubesse que estava agindo ao arrepio da lei,  Jack continuou a vender drogas até ser pego pelo FBI.

Conhecem  mais alguma expressão idiomática semelhante? Qual?

Curtir Página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta