Was, Were e Did: como usar e quando usar em Inglês

Outro dia fui perguntado no canal do Ingl√™s no Teclado no Youtube sobre como e quando usar was, were e did. Essa √© uma d√ļvida muito recorrente de estudantes da l√≠ngua inglesa e pensando nisso resolvi escrever um texto contendo dicas para ajudar aqueles que nunca consegu√≠ram entender qual a diferen√ßa entre was e were e quando usar did. Se ao final desse texto voc√™ tiver alguma d√ļvida, deixe o seu coment√°rio! Faremos quest√£o de responder! Ah! N√£o esquece de curtir a nossa p√°gina oficial no Facebook, porque a gente sempre avisa ¬†por l√° quando h√° novidades no Ingl√™s no Teclado.

Como usar e qual a diferença entre was, were e did

J√° falamos anteriormente sobre como usar was e were de maneira bem aprofundada em se tratando de perguntas e voc√™ pode ler o texto o qual nos referimos —-> clicando aqui. Voc√™ tamb√©m pode ver o nosso v√≠deo abaixo super informativo. D√° play!

Sobre o verbo auxiliar did, é possível encontrar diversos textos, como por exemplo: Do e did para enfatizar (assunto avançado).

Forma do verbo to be no passado Significado Exemplo
Was (verbo to be no passado) estava ou foi I was tired = eu estava cansado;

Was he sick? = ele estava doente?

 

Were (verbo to be no passado) estavam ou foram Jack and Bob were tired = Jack e Bob estavam cansados;

Were you there? = você estava lá?

Were you sentenced to jail? = você foi condenado à prisão?

 

De qualquer forma, saiba que o que difere o uso de was e were é o sujeito ou pronome pessoal presente em uma frase. A gente aprende nas regrinhas básicas da gramática em Inglês que usamos:

  • WERE {you, they, we}
  • WAS {I, he, she, it}

Assim como no Português, temos os pronomes eu, ele, eles e assim sucessivamente. Dessa forma, o que irá nos guiar na hora de usar was ou were será o pronome ou o sujeito de uma ação. Por exemplo, se tivéssemos que substituir o nome Jack na frase abaixo por um pronome, qual pronome usaríamos?

Ex: Jack was really tired.

[Jack estava cansado mesmo] 

Jack pode ser chamado de ‘ele’ e, sendo assim, o equivalente na l√≠ngua inglesa √© ‘he.’

Ex: He was really tired.

[ele estava casado mesmo]

Voc√™ sabe porque estou perguntando isso? Por que foi escolhido usarmos was em vez de were na frase – justamente pelo fato da regrinha acima (was e were com os pronomes em chaves) apontar que usamos was para ‘he’ e n√£o ‘were’. Esse √© um macete bem simples para voc√™ ¬†acertar na escolha entre was e were. No caso de perguntas com was e were, acontece da mesma forma.

Ex: Was she sick?

[ela estava doente?]

Ex: Were you there?

[você estava lá?]

Ex: Where was she?

[onde ela estava?]

Um detalhe que costuma pegar muita gente de surpresa √© que ao memorizarem a tradu√ß√£o de was e were tender a dizer coisas como “you was there” crentes de que disseram “voc√™ estava l√°” quando o correto √© “you were there”. √Č o que a regra dita (veja as chaves com os pronomes acima). Ent√£o, independentemente de voc√™ estar dizendo you com o sentido de voc√™ ou voc√™s, a forma adequada √© assimilar esse pronome ao formato were.

As formas was e were representam o verbo to be no passado. Logo a regra para usar ambas é a mesma quando temos o sentido de: estava/estavam,  foi/ficou/ foram em uma frase.

Como escolher entre was, were e did?

A diferença entre was e were e did é que se usamos was/were não usamos did e assim sucessivamente. Isso ocorrer poque a forma was/were atua como verbo auxiliar Рque é a principal característica de did.

was were e did
Como usar was, were e did em Inglês: o blog Inglês no Teclado explica rapidinho!

E como já vimos no blog Inglês no Teclado, não combinamos dois verbos auxiliares. Além disso, did não será usado quando tivermos o sentido de  estava/estavam,  foi/ foram em uma frase.

Ex: Did you buy the tickets?

[você comprou os ingressos?]

Ex: Did you clean your shoes?

[você limpou os sapatos?]

Ex: What did she do?

[o que ela fez?]

Percebeu como nas frases acima não caberia usar was ou were? Leia mais a respeito desse assunto clicando aqui.

Como saber se uso ou n√£o did em uma frase?

Para saber quando usar o did em Ingl√™s¬†voc√™ dever√° estabelecer o seguinte par√Ęmetro. Compare ambas as frases abaixo:

Ex: Who helped Paula do her homework?

[quem ajudou a Paula a fazer o dever de casa?]

Ex: Who did Rachel help?

[quem a Racel ajudou?]

Na pergunta “who helped Paula…?” estamos interessados em saber quem praticou a a√ß√£o ou o ator principal. Est√° claro que a Paula praticou algo, mas quem efetivamente a ajudou com o dever de casa que √© o foco da pergunta? Por isso outras perguntas se assemelham na constru√ß√£o de se saber o ator principal: “who killed PC Farias?” ou at√© mesmo “who was Ayrton Senna?

J√° em perguntas como “who did Rachel help?”, “who did you speak with?” ou “who did you speak to?” estamos querendo saber o alvo ou o personagem de car√°ter coadjuvante.

Assim voc√™ consegue se guiar na hora de escolher entre was, were e did. Se ainda assim voc√™ possuir alguma d√ļvida sobre esse assunto deixe o seu coment√°rio abaixo. Faremos quest√£o de responder! Para n√£o perder mais nenhuma dica do Ingl√™s no Teclado, curta a nossa p√°gina oficial no Facebook. A gente sempre avisar por l√° quando novos artigos s√£o postados. Ajuda a gente, √© rapidinho!

 

Download PDF
DICA R√ĀPIDA  O Que Significa You Can Only Dream Of / About?

Coment√°rios

6 COMENT√ĀRIOS

  1. Oi, √≥tima aula, mas ainda tenho uma d√ļvida pq nestas frases usamos diferentes auxiliares: Where were you born? And where did you grow up?

    • She went home = ela foi para casa (com o sentido de partiu)
      She was dismissed = ela foi demitida (com o sentido de ser submetida a algo)
      She was tired = ela estava cansada (com o sentido de estado físico)
      She stayed home = ela ficou em casa (com o sentido de permanecer)

Deixe uma resposta