“It’s High Time”: o que significa “It’s High Time” e como usar

Se tem uma expressão que é muito usada em contextos informais e formais em inglês é: It’s High Time ou simplesmente It’s Time. Percebemos que muitos estudantes têm usado a caixa de buscas do blog Inglês no Teclado procurando o significado de it’s high time. Pensando nisso resolvemos escrever um breve artigo explicando como usar it’s high time em inglês. Se ao final desse artigo você tiver alguma dúvida ou quiser esclarecer algum ponto, deixe o seu comentário abaixo. Nossa equipe faz questão de responder o quanto antes.

Para ficar ligado nas nossas dicas de inglês e caso você queira contar com a nossa ajuda para aprender inglês de graça, curta a nossa página oficial no Facebook. Também estamos no Youtube postando um vídeo mais legal que ou outro. E o melhor, tudo de graça. Conheça o nosso canal do Youtube [clicando aqui].

O que significa “It’s High Time”  em Inglês?

Como dissemos no começo desse artigo a expressão it’s high time é uma expressão idiomática, logo não pode ser traduzida. O seu sentido geral é o presente na expressão “já passou da hora” ou “já era hora”. Por mais que pareça se tratar de uma expressão simples, ela aparece com muita frequência em provas de inglês como já explicamos em um outro texto [clique aqui para ler].

Como Usar It’s High Time em Inglês

A gramática normativa dita que após essa expressão, devemos usar a forma passada do verbo. Contudo, não raro encontramos entendimentos que contradizem esse raciocínio, no sentido de adotar verbos no presente. A gente sugere que, em se tratando de prova de múltipla escolha, ou seja, exames de seleção, avaliações diversas, você procure pela alternativa em que a combinação it’s high time e simple past predomine. A variação it’s about time também existe.

Ex: It’s high time you got a job.

Ex: It’s about time this road was completed.

Ex: It’s high time we organized ourselves into an anti-corruption society.

Um detalhe interessante é que a expressão também pode ser escrita como it’s time, excluindo a palavra high. A única diferença entre as formas apresentadas é que, normalmente, quando dizemos it’s high time nos referimos a algo que deveria ter sido feito e que “já está atrasado” e quando usamos it’s time destacamos que “chegou a hora certa”.

Ex: It’s high time to say goodbye.

Mas, fique esperto! Como mencionamos acima, a regra dita usarmos o passado dos verbos, porém, como também explicamos, você poderá se deparar com coisas do tipo:

Ex: It’s  high time to raise your voice againts corruption.

Ex: It’s time for the kids to go to bed.

Ex: It’s high time for the government to curb the dengue menace.

É que essas possibilidades também são consideradas válidas. Veja um pequeno resumo:

ExpressãoExemplo de construção 1Exemplo de construção 2Exemplo de construção 3
It’s high timeit’s high time for the government to solve the problemit’s high time you made a moveit’s high time to get to work
It’s timeit’s time for you to save money it’s time for lunchit’s time to clean the house
It’s about time it’s about time they for you to do somethingit’s about time she stopped causing troubleit’s about time to lower interest rates

Gostou da explicação? Se você quiser aprender inglês de graça e contar com a nossa ajuda para se tornar fluente em inglês de verdade, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisar por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Ver canal do Youtube

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta