SOM DO R EM INGLÊS

by Daniel Silva
0 comment

Letra R Em InglêsVocê sabe como é o SOM DO R EM INGLÊS? Você sabe como é o som do R RETROFLEXO em inglês? Qual a pronúncia da Letra R em inglês?  Muitos estudantes de inglês ficam confusos quanto a esse aspecto uma vez que tendem a fixar na mente que a letra ‘r’ em inglês possui apenas um som. Esse é um enorme equívoco como você constatará nas próximas linhas. Se esse é o seu primeiro acesso ao blog inglês no teclado, seja muito bem vindo. Meu nome é Daniel e sou fundador dessa página que está no ar desde 2009.

De qualquer forma, antes de conferirmos a pronúncia da letra r em inglês, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessas, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😉

SOM DO R EM INGLÊS – R retroflexo

O chamado r retroflexo é um dos sons que mais incomoda estudantes de inglês, seja pelo som em si que pode soar irritante para alguns seja pela dificuldade que têm em reproduzi-lo. Eu gosto de compará-lo ao sotaque do pessoal do interior de São Paulo, norte do Paraná, de cidades de outro estados que estão na divisa com o estado de São Paulo (sul de Minas Gerais) ou até mesmo do de regiões do Estado de Goiás. Leia em voz alta cada uma das palavras que listo abaixo:

  • Porta
  • Portão
  • Porca
  • Carteira
  • Carta

Tomando por base o que costumamos ouvir por esse Brasil afora, existem 3 formas de pronunciar esse vocábulos. No áudio abaixo irei reproduzi-las. A primeira refere-se ao pessoal que mora na capital São Paulo. A segunda forma é a que costumeiramente se ensina na maior parte das escolas do país e a terceira forma é o ‘r’ retroflexo. Enfim, acho melhor você escutar o áudio abaixo para entender o que eu quero dizer com isso.

Presente no inglês americano, o r retroflexo não é o único som referente a letra r em inglês. Muito cuidado, uma vez que a letra r possui mais de um som em inglês. Vejamos alguns exemplos de palavras em inglês que o som do r retroflexo vem ao final. Primeiro confira a pronúncia do inglês americano.

Advertisement
  • Are = são / estão
  • Car = carro
  • Door = porta
  • More = mais
  • Hair = cabelo
  • Mother = mãe

Dado que o som retroflexo compõe apenas o inglês americano, escute como um britânico tende a pronunciar essas mesmas palavras sem proferir o r retroflexo:

A sensação é a de que no inglês britânico, prolongasse a pronuncia da última vogal da palavra, somado a um leve ‘sopro de r’ do português.

Esse som não ocorre apenas ao final de palavras em inglês, embora os exemplos mencionados acima sejam o caso e escancaram o fonema. Vejamos mais alguns exemplos em que ele ocorre no meio da palavra.

  • Curly = encaracolado
  • Fairly = honestamente
  • Merely = meramente

Escute como um britânico tende a pronunciar essas mesmas palavras sem proferir o r retroflexo:

Vejamos mais alguns exemplos em que ele ocorre no começo da palavra:

  • Read = ler
  • Rest = repousar
  • Rage = fúria

Confira a pronúncia americana:

E agora cheque a pronúncia britânica:

O que aduzimos a partir desses dois últimos áudios é que o r retroflexo prevalece tanto no inglês americano como no inglês britânico tão somente para palavras que começam com a letra r. Há uma predisposição dos britânicos não exagerarem tanto no aspecto da retroflexão como os americanos.

A dica que eu dou para quem quer muito aperfeiçoar ou simplesmente dominar a pronúncia da letra r em inglês é repeti-lo lentamente e diversas vezes. Repetir o som do r retroflexo exatamente como faço no áudio abaixo pode lhe ajudar de sobremaneira.

É por isso que afirmo não existir apenas um único som da letra r em inglês. Os americanos veem de um jeito e os britânicos de outro.

Outra dica que eu gostaria de dar para quem ainda não se sentem seguro quanto a diferença da pronúncia da letra r no inglês americano e britânico, é assistir a aula do inglês no teclado abaixo em que dou diversos outros exemplos. Quanto mais explicações melhor, não é verdade? Dá o play!

 

Músicas em inglês e ‘R’ Retroflexo

Há um fenômeno curioso que devo relatar quanto ao ‘r’ retroflexo no tocante às músicas em inglês. Não raro constato que em trechos musicais nos quais há evidente exaltação por parte dos cantores americanos, o ‘r’ retroflexo desaparece, dando espaço ao ‘r’ praticado no inglês britânico. Ante a presença do entusiasmo do ator, o ‘r’ retroflexo simplesmente perde espaço.

KORN – 3:09 – Palavra ‘Disappear’

No vídeo abaixo, apesar de contarmos com a participação de um britânico (lado esquerdo – Robert Smith da famosa banda The Cure), o americano (lado direito –  Jonathan Houseman Davis  da banda Korn), não apenas entra no clima do trecho que começa em 3:09, mas reproduz o fenômeno do esquecimento do ‘r’ retroflexo. Repare como é clara a opção pelo r britânico em vez do r retroflexo nesse trecho em particular.

De qualquer forma, para que você não duvide da existência desse fenômeno, dado o fato de um britânico fazer coro com um americano – dando a impressão de que o americano simplesmente acompanha a pronúncia do britânico para não ocasionar distorções – indico outra música em que temos apenas a presença de uma norte-americana e que a manifestação do ‘r’ retroflexo é igualmente negligenciada em sua canção.

ALLANIS MORISSETTE – 01:04 – Palavra ‘Fair’

Esse padrão não é exclusivo da letra r em inglês, o que significa que atinge outras letras do idioma. Como o foco desse artigo é tão somente a letra r, não vamos adentrar nesse mérito.

Entendeu tudo sobre o som do r em inglês? Caso você tenha alguma dúvida sobre como pronunciar a letra r em inglês, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo]. Você não vai gastar nada com isso e ainda tem a chance de melhorar a sua pronúncia e escuta. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy