Como Falar Inglês Rápido: As 10 Mentiras Que Pregam

“Como Falar Inglês Rápido”? Eis a questão. Quem não conhece um amigo ou parente que lhe fez essa pergunta, que atire a primeira pedra. Nesse novo texto do Inglês no Teclado, vamos conferir as 10 mentiras prolatadas por caçadores de níquel inescrupulosos que lançam suas armadilhas pelo mundo à fora com a esperança de pegar os incautos e desesperados para falar inglês rápido. Você é um deles? Então vai lendo…

Antes de eu explicar “como falar inglês rápido”, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do inglês no teclado no Youtube – essa é uma dica que vai te ajudar a turbinar o seu inglês super rápido. No momento, milhares de pessoas acompanham o nosso trabalho por lá – já batemos a marca dos milhões de visualizações.  😀

Há pessoas de todos os cantos do mundo assistindo as nossas vídeo-aulas como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e muito mais. Quer conhecer o nosso trabalho? [clique aqui]. Tenho certeza que você vai curtir muito.

Então, anota aí as 10 mentiras para quem quer falar inglês em pouco tempo:

dicas de como aprender inglêsMentira #1 Intercâmbio é fundamental para quem está nos estágios iniciais do estudo

Como já falei aqui no blog, [em especial nesse artigo, clique], o intercâmbio é uma excelente ferramenta para turbinar o seu inglês, mas não deve ser explorado em qualquer momento do aprendizado. No artigo que indiquei acima, explico detalhadamente sobre o momento certo para fazer intercâmbio. Muito cuidado, pois o truque do intercâmbio pode trazer mais malefícios do que benefícios se você não se atentar para alguns pontos.

 

Falar inglês rápidoMentira #2 Esqueça a gramática e foque em conversação

Há uma legião de pessoas que adoram repetir essa filosofia de aprendizado que é, na verdade, uma tremenda furada. A combinação desses dois elementos é imprescindível para você aprender qualquer assunto em inglês. Sempre comparei o estudo da gramática a uma fundação de uma casa. Ela te dá sustentação e é a base de tudo. Isso porque o estudo da gramática lhe faz entender com maior facilidade como utilizar palavras corretamente no inglês. Fuja de quem bate na tecla – a qual dita não se deve dar atenção ao estudo da gramática da língua inglesa.

Falar inglês rápidoMentira #3 Opte pelo inglês informal e esqueça o inglês formal;

Com o perdão da palavra, essa é uma das maiores asneiras que já escutei por aí. O inglês é uma língua só e, fundamentalmente, é uma língua informal. Não se deve dar tanta atenção a essa distinção que mais atrapalha do que ajuda – principalmente no caso de quem está apenas começando. Aprenda inglês sem esse tipo de preocupação em mente. O essencial é você dominar o maior número de palavras e estruturas em inglês – tenham eles aspecto formal ou informal.

 

aprender inglês urgenteMentira #4 Não faça exercícios, mas assista à séries;

A teoria de quem não consegue ser disciplinado ao menos uma vez na vida é: procure o caminho mais fácil. Assistir a qualquer coisa em inglês, como já explique [nesse artigo, clique] é, ao longo do tempo, uma maneira super didática de se aprender inglês. Contudo, os exercícios não podem ser deixados de lado. Eles são uma ótima chance de você fixar o conteúdo e descobrir como direcionar o reforço.

Deixe de ser preguiçoso e dedique parte do seu tempo aos exercícios em inglês.

 

Dicas de omo falar inglês rápidoFalar inglês rápidoMentira #5 Estude inglês duas vezes na semana;

Na minha opinião, esse é um dos entendimentos que mais mina o sucesso de estudantes de inglês. Repare se faz sentido: você – que quer aprender inglês rápido – estuda inglês duas vezes na semana e, de repente, está fazendo sucesso entre os amigos por conta da sua fluência. Acorda! Se você quer acelerar o aprendizado deve estudar o máximo possível – e por estudar não me refiro ao processo chato de fazer diversas lições e exercícios rotineiramente. Respeite inglês, coma inglês, namore com o inglês. Tenha o máximo contato possível – seja através de filmes com legenda em inglês, ouvindo uma rádio dos Estados Unidos enquanto você vai para o trabalho, assistindo às palestras do Tedx Talks. Dê o seu jeito! É fundamental incluir o inglês na sua vida como a água e a comida do dia-a-dia.

Falar inglês rápidoMentira #6 Aprender inglês com músicas é uma furada;

Essa é uma das mentiras mais absurdas compartilhadas na internet. A justificativa de quem apregoa isso é que músicas atrapalham, pois esbarram no dilema inglês formal x inglês informal, isto é, a linguagem nas canções presa pelo inglês informal em detrimento do inglês formal. Lembram do que eu disse sobre essa questão? Não se preocupem com essa minúcia. O importante é ser exposto ao máximo à língua inglesa. A música tem um fator positivo já que, como explique [nesse artigo, clique], ela serve de gancho no processo de memorização.

A música é um componente essencial no processo de memorização, uma vez que consegue aliar o prazer do que você gosta de ouvir com o fortalecimento da sua dicção. Eu recomendo que você confira o artigo que citei acima. Se você não gosta de ouvir músicas, vai passar a gostar de ouvir com as dicas de inglês que menciono naquele artigo. Vale muito a pena gastar alguns minutinhos do seu tempo para checar o que eu falei por lá. É um dos textos mais acessados do blog inglês no teclado.

aprender inglês onlineMentira #7 Se dedique tão somente ao que a escola de inglês ou curso de inglês ensina;

Essa mentira é conexa à de número 5. Se você se dedicar ao que a escola te ensina, parabéns. Ponto para você. Contudo, se dedicar tão somente ao que a escola te ensina vai te levar ao seguinte fim: desistir. Isso mesmo. Quem quer aprender inglês rápido são os mais susceptíveis a esse triste fim que acomete milhares quiça milhões de pessoas anualmente. Veja você como uma criança que mora em um país de língua inglesa demorar para dominar a sua língua mãe. Como é que você com meras duas alunas semanais vai aprender tudo rapidinho se nem consegue falar o português corretamente? Não estou sendo leviano com essa colocação. Você domina tudo da língua portuguesa? Como é que então, estando imerso em duas aulas de inglês semanais, você conseguirá aprender inglês (de verdade), com suas aulinhas mixurucas no curso de inglês? Se liga, galera. As aulas são um mero guia para você iniciar a sintonia com a língua inglesa. O que ocorre fora das aulas é que vai definir o seu sucesso.

Aprender inglês rápidoMentira #9 Você ficará fluente com 2 anos de estudo;

Devo alertá-lo que, em que pese todo o seu esforço diário para com a língua inglesa e você consiga resultados brilhantes ao longo de dois anos, a fluência nunca chegará em toda a sua plenitude. Um amiga minha de 32 que mora nos Estados desde os 12 anos de idade, fez a seguinte colocação no seu Facebook, recentemente: como é que pode mesmo após todos esses anos as palavras não fluírem com tanta naturalidade assim? E olha que ela é praticamente americana. Fala português com algumas falhas e domina mais o inglês do que o Português. Você, a depender do seu esforço, pode até atingir um nível bem satisfatório em dois anos, mas perceberá que não há rua sem fim.

Aprender inglês em um anoMentira #10 O meu método é o melhor da face da Terra

Essa é a mentira número 10. Quantos fanfarrões você já encontrou pela internet dizendo que o método deles é infalível? Repletos de depoimentos, o material dos reis da armadilha te levam numa retórica com histórias de sucesso que deixam qualquer um empolgado – até mesmo os mais céticos.  Cuidado, pessoal. Se há muita insistência para que você venha a aderir ao projeto deles é porque a demanda não está favorável para eles. Pense comigo. Quem é bom não procura por clientes desesperadamente. Quem é bom consegue angariar muitos seguidores rapidinho sem maiores esforços. A vida é assim. A selva em que vivemos é assim. Seja frio na hora da escolha. Não se deixe levar pela mágica da campanha fantástica a que somos submetidos diariamente. Casas Bahia e língua inglesa não colam.

Sendo bastante sincero com vocês, é importante que vocês fiquem de olho nos jabas que rola pela internet nos dias atuais. Já vi inclusive blogueiro conceituado fazendo propaganda disfarçada para escola de de inglês e método de ensino que se colocam como confiáveis. E olha que essa pessoa tem todo o meu respeito, mas pecou quando não alertou os seus seguidores (que não são poucos) que aquele trecho do vídeo de sua autoria se tratava de um publipost – no jargão do mundo online.

Então é isso. Espero que você tenha bastante cuidado nas suas pesquisas ao utilizar perguntas do tipo: como falar inglês rápido, como aprender inglês em pouco  e como aprender inglês em um ano. Não se iluda com mentiras.

Good luck!  😉

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta