O Que Significam Coulda, Shoulda, Woulda E Como Usar?

O Que Significam Coulda, Shoulda, Woulda E Como Usar? Grosso modo, esses são exemplos de representações de como soa a combinação de dadas palavras (chamados de verbos modais) com o pronome pessoal you. Assim, podemos estabelecer os seguintes paralelos mostrado na Tabela 1. Isso se dá em função de um efeito que denominamos de redução vocálica. Para aprender tudo sobre esse fenômeno é só [clicar aqui].

Tabela 1 – Representação escrita de reduções vocálicas.

Representação escrita de como soaCombinação de palavras
CouldaCould you
ShouldaShould you
WouldaWould you

Fonte: Daniel Silva – Inglês no Teclado (2019).

Que fique claro. isso Não escrevemos could you como coulda, mas simbolizamos que ao combinar could com you em uma frase (em sua versão falada), ela soa como “coulda”. Igualmente, se alguém diz coisas como:

Ex: Would you please be quiet?

[dá para você ficar quieto, por favor?]

Ex: Could you do me a favor?

[pode ma fazer um favor?]

Elas poderão soar como no áudio abaixo, dá o play:

Observe que não foi dito deverão, mas sim poderão. Isso porque se trata de uma faculdade e não de uma obrigatoriedade. Quanto mais relaxada for a forma de falar do orador, maiores são as chances de esse padrão fonético prevalecer.

É muito comum a combinação de woulda, coulda e shoulda com  tempo verbal present perfect. Uma matéria foi intitulada: It shoulda, woulda, coulda been a disaster for Trump, and yet somehow it wasn’t.

Para aprender a usar esse formato em inglês, basta conferir a nossa explicação sobre o mencionado tema [clicando aqui]. Vale muito a pena conferir a explicação completa.

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta