SOM DA LETRA D EM INGLÊS

VocĂȘ sabe como Ă© o SOM DA LETRA D EM INGLÊS? Qual a pronĂșncia da Letra D em inglĂȘs, afinal de contas? Muitos estudantes de inglĂȘs ficam confusos quanto a esse aspecto, uma vez que tendem a fixar, na mente, que a letra ‘d’ em inglĂȘs possui apenas um Ășnico som. Esse Ă© um enorme equĂ­voco, como vocĂȘ constatarĂĄ nas prĂłximas linhas. Se esse Ă© o seu primeiro acesso ao blog inglĂȘs no teclado, seja muito bem-vindo. Meu nome Ă© Daniel e sou fundador dessa pĂĄgina – no ar desde 2009.

De qualquer forma, antes de conferirmos a pronĂșncia da letra d em inglĂȘs, eu gostaria de te dizer que caso vocĂȘ queira conferir mais dicas de inglĂȘs alĂ©m dessa, pode conhecer o nosso canal de inglĂȘs no Youtube. Atualmente, sĂŁo milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglĂȘs online por lĂĄ. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, CanadĂĄ e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglĂȘs e curso de inglĂȘs sĂŁo importantes, mas blogs de inglĂȘs tambĂ©m [clique aqui para conhecĂȘ-lo]. VocĂȘ, com certeza, nĂŁo vai se arrepender!  😉

MĂșsicas e o som do d em inglĂȘs

Como jĂĄ citei aqui na pĂĄgina, hĂĄ um fenĂŽmeno que persegue americanos no tocante Ă s mĂșsicas. É difĂ­cil explicar a razĂŁo exata disso ocorrer, Ă©, simplesmente, mais fĂĄcil perceber o fenĂŽmeno em si do que explicĂĄ-lo. Pode parecer algo insignificante, mas, ao menos do ponto de vista fonĂ©tico, Ă© interessante buscar entender cada mĂ­sero detalhe de uma dada lĂ­ngua. Americanos, em certos trechos de cançÔes, tendem a esquecer o que aprenderam sobre a pronĂșncia da letra ‘d’ e reproduzem o que britĂąnicos aprendem ao longos das suas vidas. A percepção Ă© essa: americanos falando inglĂȘs britĂąnico.

DICA RÁPIDA  PAIN IN THE ASS - O Que Significa Pain In The Ass?

Grosso modo, a letra d pronunciada em algumas palavras, do inglĂȘs americano, tendem a soar como a letra r do PortuguĂȘs – como em ‘varĂŁo’ – quando tal letra nĂŁo ocorre no inĂ­cio de palavras. É o caso de body (corpo). Contudo, em inglĂȘs britĂąnico, o som da letra d nĂŁo se assemelha ao da letra ‘r’ como em varĂŁo – mesmo que ela ocorra em posição diversa de sĂ­laba inicial.

Reconheço que a sensação Ă© de que a prĂłpria melodia da canção impacta a velocidade da pronĂșncia da palavra body, de tal sorte a forçar a cantora a pronuncia-la nos moldes do inglĂȘs britĂąnico. Contudo, nĂŁo se deixem enganar por essa interpretação, pois, em outras mĂșsicas com melodias e ritmos totalmente diferentes, esse fenĂŽmeno volta a ocorrer. Agora, confira, no intervalo 0:38, a forma como a cantora norte-americana Taylor Swift pronuncia body (com traço britĂąnico). DĂĄ o play! Se necessĂĄrio, escute vĂĄrias vezes. O som do d em inglĂȘs Ă© realmente formidĂĄvel!

DICA RÁPIDA  O Que Significa How Do You Like? Como Usar?
TAYLOR SWIFT – 0:38 – Palavra ‘Body’

Resumindo: Taylor, apesar de americana, nĂŁo se vale do som da letra ‘r’ de varĂŁo em body, mas a pronuncia nos moldes dos sons das palavras que veremos abaixo. Ela contraria uma regra, normalmente, adotada por americanos.

Pois bem. Considerando que vocĂȘ conferiu o vĂ­deo acima, continuemos, portanto, a falar sobre o som da letra d em inglĂȘs. Para começar, veja as palavras abaixo. Todos esses exemplos se assemelham bastante ao som da letra d da nossa lĂ­ngua, como no caso das palavras dado, diabĂ©tico, desconto, dentre outras. Entretanto, repare que eu disse que elas possuem similitude, eu nĂŁo disse que o som delas Ă© idĂȘntico ao nosso.

PRONÚNCIA D EM INGLÊS

Sendo o mais direito possĂ­vel, a diferença reside na delicadeza com que vocĂȘ pronuncia a letra d em inglĂȘs. Se opta por uma forma mais bruta ou largada, Ă© porque se trata do PortuguĂȘs. Se, no entanto, opta por uma forma mais fina e controlada de pronunciĂĄ-la, se trata do inglĂȘs. Opte por posicionar o inciso central (os dois dentĂ”es, na verdade) sobre a linha de dentes de baixo sem, todavia, fazer justaposição. NĂŁo se deve, ao realizar essa ação, permitir que os dentes de cima escondam os dentes de baixo (ou vice-versa). Primeiramente vocĂȘ deve posicionar os dentes como na figura abaixo e, na sequĂȘncia, pronunciar a letra do – do inglĂȘs.

DICA RÁPIDA  Perguntas da imigração dos Estados Unidos (previna-se)

d em inglĂȘs

Isso pode parecer estranho, jĂĄ que, em portuguĂȘs, o ato de pronunciar a letra d implica em colocar a lĂ­ngua entre os dentes de cima e de baixo (diga dado e dedo pausadamente – repare na sua lĂ­ngua). Em InglĂȘs, nĂŁo. A lĂ­ngua deverĂĄ estar enclausurada pela arcada dentĂĄria.

NĂŁo encare isso como uma bobagem. É importante vocĂȘ se esforçar agora. Como sempre digo por aqui, a gente compreende melhor o que as pessoas falam em inglĂȘs, quando nos esforçamos para fazer a pronĂșncia mais recorrente entre nativos.

A maneira mais fĂĄcil de vocĂȘ entender onde eu quero chegar com isso, Ă© escutando diversas vezes o ĂĄudio abaixo.  EntĂŁo, dĂĄ o play!

Conseguiu captar essa breve dica de inglĂȘs? Ficou com alguma dĂșvida? Comente abaixo para que possamos te ajudar. A gente adora interagir com os nossos leitores.

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta