SOM DA LETRA D EM INGLÊS

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe como é o SOM DA LETRA D EM INGLÊS? Qual a pronúncia da Letra D em inglês, afinal de contas? Muitos estudantes de inglês ficam confusos quanto a esse aspecto, uma vez que tendem a fixar, na mente, que a letra ‘d’ em inglês possui apenas um único som. Esse é um enorme equívoco, como você constatará nas próximas linhas. Se esse é o seu primeiro acesso ao blog inglês no teclado, seja muito bem-vindo. Meu nome é Daniel e sou fundador dessa página – no ar desde 2009.

De qualquer forma, antes de conferirmos a pronúncia da letra d em inglês, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessa, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente, são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês online por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você, com certeza, não vai se arrepender!  😉

Músicas e o som do d em inglês

Como já citei aqui na página, há um fenômeno que persegue americanos no tocante às músicas. É difícil explicar a razão exata disso ocorrer, é, simplesmente, mais fácil perceber o fenômeno em si do que explicá-lo. Pode parecer algo insignificante, mas, ao menos do ponto de vista fonético, é interessante buscar entender cada mísero detalhe de uma dada língua. Americanos, em certos trechos de canções, tendem a esquecer o que aprenderam sobre a pronúncia da letra ‘d’ e reproduzem o que britânicos aprendem ao longos das suas vidas. A percepção é essa: americanos falando inglês britânico.

Grosso modo, a letra d pronunciada em algumas palavras, do inglês americano, tendem a soar como a letra r do Português – como em ‘varão’ – quando tal letra não ocorre no início de palavras. É o caso de body (corpo). Contudo, em inglês britânico, o som da letra d não se assemelha ao da letra ‘r’ como em varão – mesmo que ela ocorra em posição diversa de sílaba inicial.

Reconheço que a sensação é de que a própria melodia da canção impacta a velocidade da pronúncia da palavra body, de tal sorte a forçar a cantora a pronuncia-la nos moldes do inglês britânico. Contudo, não se deixem enganar por essa interpretação, pois, em outras músicas com melodias e ritmos totalmente diferentes, esse fenômeno volta a ocorrer. Agora, confira, no intervalo 0:38, a forma como a cantora norte-americana Taylor Swift pronuncia body (com traço britânico). Dá o play! Se necessário, escute várias vezes. O som do d em inglês é realmente formidável!

Advertisement
TAYLOR SWIFT – 0:38 – Palavra ‘Body’

Resumindo: Taylor, apesar de americana, não se vale do som da letra ‘r’ de varão em body, mas a pronuncia nos moldes dos sons das palavras que veremos abaixo. Ela contraria uma regra, normalmente, adotada por americanos.

Pois bem. Considerando que você conferiu o vídeo acima, continuemos, portanto, a falar sobre o som da letra d em inglês. Para começar, veja as palavras abaixo. Todos esses exemplos se assemelham bastante ao som da letra d da nossa língua, como no caso das palavras dado, diabético, desconto, dentre outras. Entretanto, repare que eu disse que elas possuem similitude, eu não disse que o som delas é idêntico ao nosso.

PRONÚNCIA D EM INGLÊS

Sendo o mais direito possível, a diferença reside na delicadeza com que você pronuncia a letra d em inglês. Se opta por uma forma mais bruta ou largada, é porque se trata do Português. Se, no entanto, opta por uma forma mais fina e controlada de pronunciá-la, se trata do inglês. Opte por posicionar o inciso central (os dois dentões, na verdade) sobre a linha de dentes de baixo sem, todavia, fazer justaposição. Não se deve, ao realizar essa ação, permitir que os dentes de cima escondam os dentes de baixo (ou vice-versa). Primeiramente você deve posicionar os dentes como na figura abaixo e, na sequência, pronunciar a letra do – do inglês.

d em inglês

Isso pode parecer estranho, já que, em português, o ato de pronunciar a letra d implica em colocar a língua entre os dentes de cima e de baixo (diga dado e dedo pausadamente – repare na sua língua). Em Inglês, não. A língua deverá estar enclausurada pela arcada dentária.

Não encare isso como uma bobagem. É importante você se esforçar agora. Como sempre digo por aqui, a gente compreende melhor o que as pessoas falam em inglês, quando nos esforçamos para fazer a pronúncia mais recorrente entre nativos.

A maneira mais fácil de você entender onde eu quero chegar com isso, é escutando diversas vezes o áudio abaixo.  Então, dá o play!

Conseguiu captar essa breve dica de inglês? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que possamos te ajudar. A gente adora interagir com os nossos leitores.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy