Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês Dobrar A Consoante Em Inglês (Como Usar Ing e Ed)

Dobrar A Consoante Em Inglês (Como Usar Ing e Ed)

by Daniel Silva
0 comment

Dobrar a Consoantes em inglêsQuando dobrar a consoante em inglês? Como Usar Ing e Ed Em Inglês? Outro dia nos fizeram essas perguntas no nosso canal oficial do Youtube. É natural que muitos estudantes fiquem na dúvida de quando se deve dobrar consoantes em inglês. Nesse breve artigo, falaremos sobre esse tópico. Antes disso, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online com vídeo-aulas. Que tal melhorar a sua pronúncia e listening constantemente? Tem gente do mundo todo seguindo a gente por lá [clique aqui para conhecer].

Dobrar A Consoante Em Inglês

Para determinados casos ao inserirmos as combinações de letras  -ed ou -ing em verbos em inglês os quais terminam com uma consoante, será necessário duplicá-la. Na verdade, não necessariamente uma consoante como aprenderemos abaixo. Há o caso de verbos terminados com duas vogais que sofrerão uma pequena alteração à parte.

Se você estiver na dúvida porque devemos fazer isso observe a explicação abaixo. Em um outro texto do nosso blog [clique aqui para acessá-lo] falamos de adjetivos terminado em -ed e -ing. Nesse artigo falaremos sobre os verbos.

Podemos incluir -ing ao verbo para, por exemplo, formar o seu present participle que nada mais é do que o nome que damos a um tipo de conjugação em inglês. Veja o que ocorre com a forma base do verbo smile (sorrir em inglês).

Ex: She was smiling.

Advertisement

[ela estava sorrindo]

Isso ocorre com diversos verbos. Veja o caso do verbo frasal look for (procurar):

Ex: I’ve been looking for you for the last thirty minutes.

[estou te procurando a meia hora] 

O caso do verbo plan (planejar ou se preparar) é diferente. Duplicamos a letra ‘n’ antes de -ing.

Ex: I’ve been planning this for ages.

[estou planejando isso há anos] 

A forma -ed, por sua vez, pode ser adicionada ao verbo para constituir a sua forma passada ou até mesmo o seu past participle em se tratando de verbos regulares.

Ex: It rained a lot.

[choveu muito] 

Ex: I’ve learned she passed away.

[fiquei sabendo que ela morreu] 

Observe que no exemplo abaixo duplicamos a letra ‘p’ no verbo stop (parar).

Ex: He stopped the car.

[ele parou o carro] 

A regra que define quando duplicar a consoante em inglês é definida de acordo com a terminação do verbo conforme veremos abaixo.

VERBOS TERMINADOS EM -E

Não duplicamos a consoante de verbos terminados em e. Simplesmente removemos a letra -e ao final e incluímos -ing. Da mesma forma, para o formato -ed, basta incluirmos a letra ‘d’ ao final do verbo.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Hope Hoping Hoped
Smile Smiling Smiled
VERBOS TERMINADOS COM DUAS CONSOANTES

Não duplicamos a consoante de verbos terminados com duas consoantes. Nesse caso simplesmente adicionamos as terminações -ing e -ed ao verbo.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Help Helping Helped
Learn Learning Learned
VERBOS TERMINADOS COM DUAS VOGAIS MAIS UMA CONSOANTE

Não duplicamos a consoante de verbos terminados com duas vogas e uma consoantes.  Nesse caso simplesmente adicionamos as terminações -ing e -ed ao verbo.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Rain Raining Rained
Heat Heating Heated
VERBOS TERMINADOS COM UMA VOGAL MAIS UMA CONSOANTE

A regra aqui irá variar. Se o verbo é composto de uma única sílaba e termina com uma vogal mais uma consoantes, dobamos aconsoante e aí adicionamos -ing ou -ed. Justamente como vimos nos exemplos acima.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Stop Stopping Stopped
Plan Planning Planning

 

Já se o verbo é composto de duas sílabas, temos duas situações. Se a tonicidade da palavra estiver na primeira sílaba, não dobramos a consoante. Dá play no áudio!

 

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Visit Visiting VIsited
Offer Oferring Offered

Já se a tonicidade recai sobre a segunda sílaba do verbo, dobramos a consoante. Dá play no áudio!

 

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Prefer Preffering Preferred
Admit Admitting Admitted

 

VERBOS TERMINADOS EM Y

Se o verbo terminar e uma vogal e depois ‘y’ mantenha o ‘y’ e simplesmente adicione -ing ou -ed.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Play Playing Played
Enjoy Enjoying Enjoyed

Se o verbo terminar em uma consoante e depois  ‘y’ substitua e letra ‘y’ por ‘i’ apenas para adicionar -ed. Para adicionar -ing, simplesmente adicione essa sequência de letras à palavra.

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Worry Worrying Worried
Study Studing Studied

 

VERBOS TERMINADOS EM IE

Remova -ie e adicione ‘y’, na sequência posicione -ing. Não inclua -ed ao final do verbo, mas simplesmente a letra ‘d’.

 

Forma base do verbo Forma Ing Forma Ed
Die Dying Died
Tie Tying Tied

 

Então é isso pessoal, espero que vocês tenha entendido quando se deve duplicar a consoante em inglês e aprendido a como usar ing e ed com verbos em inglês. Se você quiser continuar ligado nas nossas dicas de inglês, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Essa é uma forma incrível de você aprender inglês online e esclarecer eventuais dúvidas com a gente [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há textos novos por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy