Make It: ExpressÔes com Make It Muito Usadas

como suar make itMake It: ExpressĂ”es com Make It Muito Usadas – Aqui no InglĂȘs no Teclado, adoramos falar sobre collocations. NĂŁo apenas aqui no blog, mas no nosso canal oficial no Youtube tambĂ©m. Inclusive jĂĄ postamos uma palestra sobre a importĂąncia das pessoas aprenderem a usar collocations em inglĂȘs. Definitivamente, nĂŁo hĂĄ como falar inglĂȘs fluente sem dominar collocations. Pensando nisso, resolvi escrever esse breve artigo com make it em inglĂȘs. É muito comum ouvirmos nativos da lĂ­ngua inglesa usando a composição make it [something]. A gente fica tĂŁo preso a questĂŁo da tradução que isso simplesmente fecha a nossa mente para coisas novas. E aĂ­ o bicho pega quando vocĂȘ se depara com coisas que nĂŁo sĂŁo nem um pouquinho congruentes com a lĂ­ngua portuguesa.

Antes de citamos as collocations que vocĂȘ deve aprender a usar com make it, gostarĂ­amos de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente sĂŁo milhares de pessoas nos seguindo por lĂĄ e essa Ă© uma Ăłtima oportunidade para vocĂȘ aprender inglĂȘs online e melhorar tanto a sua pronĂșncia quanto a sua escuta [clique aqui para conhecer].

DICA RÁPIDA  IT: como usar IT em InglĂȘs, o que Ă© e para que serve IT

Make It: ExpressÔes com Make It

VocĂȘ jĂĄ se perguntou o que significa make em inglĂȘs e portuguĂȘs? O verbo to make Ă© frequentemente associado a nossa lĂ­ngua ao verbo fazer. Contudo, nem sempre essa tradução Ă© procedente, uma vez que se vocĂȘ tentar traduzir algumas expressĂ”es, ou melhor dizendo, collocations em inglĂȘs em que esse verbo estĂĄ presente, notarĂĄ um descompasso com a nossa lĂ­ngua.

Make it right

Make it right contém o sentido geral de corrigir algo, tornar uma situação mais justa e correta. Uma variação dessa expressão é set it right.

Ex: Don’t worry, we’ll do everything we can to make it right.

[não se preocupe, faremos de tudo para corrigir isso] 

Ex: They said they will try to make it right whenever they get a chance.

[eles disseram que tentarão corrigir isso assim que tiverem uma chance] 

Make it clear

A palavra it pode ser alterada por qualquer outra que faça sentido compondo a expressĂŁo. VocĂȘ pode dizer make it clear quando a intenção Ă© dizer “deixar claro”, esclarecer algo nebuloso.

DICA RÁPIDA  Should: Explicação e exemplos

Ex: Let me help make it clear to you.

[me deixe ajudĂĄ-lo a fazer isso ficar mais compreensĂ­vel para vocĂȘ] 

Ex: I want to make it clear to you,s o ask questions if you want.

[quero que isso fique claro para vocĂȘ, entĂŁo faça peguntas se assim desejar]

Make it possible

Make it possible contĂ©m o sentido geral de tornar algo possĂ­vel, viabilizar algo, virar uma realidade. TambĂ©m vincula a ideia de “graças a”.

Ex: The digital revolution has made it possible to now balance a career and family.

[a revolução digital tornou possível nos dias atuais equilibrar carreira e família] 

Ex: I’m so grateful to our  staff and customers that made it possible for our company to receive this prize.

[sou muito grato a nossa equipe e clientes que tornaram possĂ­vel  o recebimento desse prĂȘmio por parte da nossa empresa] 

Make it work

Make it work significa colocar para funcionar ou fazer dar certo. Contudo, o contexto aqui Ă© o de fazer as coisas andarem ainda que em face da adversidade. Ou ainda, fazer com que as coisas funcionem de maneira harmĂŽnica.

DICA RÁPIDA  DIAL BACK | O Que Significa Dial Down Em inglĂȘs?

Ex: Don’t worry, we’ll make it work.

[não se preocupe, faremos dar certo] 

Ex: Let’s make it work for everyone, OK?

[vamos fazer isso de uma forma que seja bom para todos, OK?]

EntĂŁo Ă© isso. Se alguĂ©m agora lhe perguntar o que significa make it em inglĂȘs, espero que vocĂȘ saiba a resposta. Inexiste uma Ășnica opção e tudo vai depender do contexto, como vimos na explicação acima. VocĂȘ pode combinar make it com outras palavras e de outras maneiras que nĂŁo citamos nesse artigo, As dicas de inglĂȘs acima sĂŁo uma pequena parte da infinidade de coisas que podemos destacar da lĂ­ngua inglesa acerca do verbo to make. Para ficar por dentro de diversas outras dicas de inglĂȘs conheça o nosso canal oficial no Youtube. Lembre-se sempre que escolas de inglĂȘs e cursos de inglĂȘs sĂŁo importantes. mas blogues de inglĂȘs tambĂ©m [clique aqui para conhecĂȘ-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando hĂĄ novidades por aqui. Ajuda a gente, Ă© rapidinho!  😉

Curtir pĂĄgina do Facebook

[Imagem desse texto]
Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta