Home O que significa, como usar e traduções em Inglês Como usar e o que significa SOUND em Inglês: 5 dicas

Como usar e o que significa SOUND em Inglês: 5 dicas

by Daniel Silva
1 comment

Como usar e o que significa SOUND em Inglês: 10 dicas – Outro dia postamos um texto em que explicávamos a importância de usar a palavra STICK em Inglês  (você pode ler esse texto clicando aqui). Nele eu explicava diversas formas de usar essa palavra e porque é extremamente importante saber usá-la em Inglês se você quiser falar Inglês de verdade. Continuando a nossa empreitada sobre palavras em Inglês que são usadas em diversos contextos, falaremos nesse artigo sobre como usar e o que significa sound em Inglês.

A principal razão de seguir essa tática para aprender Inglês, isto é, a tática de conhecer os diversos cenários em que a palavra aparece, é que não se deve memorizar apenas o seu significado. Isso porque quando decoramos o significado de uma palavra e simplesmente isso, a chance de se esquece-la é gigantesca. Ao contrário de quando aprendemos a usar uma palavra em seu devido contexto que atua no sentido de fomentar o nosso conhecimento por associação. É que estabelecemos um  atalho de fortalecimento do processo de memorização. Já falei sobre isso no texto Dicas para aprender Inglês como aprendi (leia mais aqui).

Tá mas como usar e o que significa SOUND em Inglês?

A primeira forma que você deve aprender é por meio da expressão: it sounds fun ou simplesmente sounds fun – como é geralmente empregada por nativos da língua inglesa. Essa expressão é geralmente usada quando alguém lhe faz um convite e você quer demonstrar aprovação. Para isso diga: sounds fun. Na nossa língua não temos o costume de dizer que o que foi dito “soa divertido”, por isso não sugiro esse tipo de tradução para a expressão sounds fun.  Seria mais natural dizer algo como: “parece legal” ou “parece que vai ser legal”. Já falei sobre esse uso muito importante da palavra sound em Inglês e você pode conferir a explicação no vídeo Falar Inglês como americanos (clique —–> aqui para assistir o vídeo). É que você pode empregar it sounds sem a necessidade de associar essa estrutura à palavra fun. Nesse caso temos um sentido completamente diferente. Você deve entender que o verbo to sound para os contextos apresentados abaixo contém o sentido de aparentar, porém de uma forma um pouco diferente da que estamos acostumados em Português. É que nesse caso o sentido “aparentar” está interligado a ideia de criar uma opinião se baseando no que ouvimos. Fazer juízo tomando por base o que se escuta.  Veja alguns exemplos:

Ex: Going sugar-free may not be as simple as it sounds.

[aderir ao hábito de zero açúcar pode não se tão fácil quanto parece] 

Advertisement

Ex: This is not as easy as it sounds.

[isso não é tão fácil quanto dizem ser] 

Ex: This is more useful than it sounds.

[isso é mais útil do que dizem ser]

Ex: This is not as good as it sounds.

[não é tão bom quanto dizem ser]

Você também pode combinar it sounds com like formando it sounds like reforçando o sentido de “aparentar”.

Ex: The normal position for childbirth is headfirst but it sounds like Mary’s baby was feet first.

[a ordem natural do parto é a cabeça vir primeiro, mas parece que no caso do bebê da Maria os pés vieram antes] 

Ex: It is better than it sounds.

[é melhor do que dizem]

Como usar sound em Inglês: expressão safe and sound

Outra forma muito prática de empregar a palavra sound em Inglês é por meio da expressão safe and sound. Você sabe o que significa safe and sound? Uma expressão que temos em Português com o mesmo sentido é sã e salvo ou sãos e salvos (no plural). A palavra sound nesse caso contém o sentido de íntegro, intacto, sadio, saudável.

Ex: Jack was found safe and sound.

[Jack foi encontrado sã e salvo]

Ex:  They returned safe and sound. 

[voltaram sãos e salvos] 

Ex: Mary was not of sound mind. 

[Mary não estava com a cabeça muito boa]

Ex: The Russian pilot is safe and sound.

[o piloto russo está sã e salvo] 

Ex: The kidnapped singer was set free safe and sound.

[o cantor sequestrado foi liberado sã e salvo] 

SOUND em Inglês com o sentido de completo, por completo

Você também pode empregar a palavra sound em Inglês com o sentido de completo, sólido, profundo, por inteiro. Por isso você pode combinar a palavra sound como adjetivo estando ela associada ao substantivo que é completamente modificado. É o caso do primeiro exemplo abaixo, já que trashing contém o sentido de derrota, perda. Ao relacionar esse substantivo com a palavra sound, obtemos o sentido de uma “!derrota daquelas” que nada mais é do que uma “surra” ou “lavada”.

Ex:  He gave his rivals a sound thrashing.

[ele deu aos rivais uma surra] 

Ex: Dark chocolate is not going to do anything to help you get sound sleep, thanks to its caffeine.

[chocolate negro não vai te ajudar nem um pouco a ter um sono profundo, graças à cafeína]

Ex: My roommate was sound asleep.

[meu colega de quarto estava no quinto sono] 

SOUND em Inglês com o sentido de soar

Da mesma forma que usamos o verbo soar em Português, podemos usar na língua inglesa.

Ex: It sounds reasonable, doesn’t it?

[soa sensato, não?] 

Ex: Look who sounds stupid now!

[veja quem soa como um idiota agora!]

Ex: That sounds dangerous.

[isso soa perigoso] 

Ex: Honestly, it sounds ridiculous.

[sinceramente? Soa ridículo] 

Espero que você tenha entendido como usar e o que significa sound em Inglês. Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder! Se você ainda não conhece o blog Inglês no Teclado, mas gostaria de acompanhar outras dicas de Inglês como essa, recomendamos que você curta a nossa página oficia no Facebook. Essa é a melhor forma de se manter ligado nas nossas atualizações. Ajuda a gente, é rapidinho!

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Capa do post

Advertisement

You may also like

Comentários

1 comment

fgarschagen@gmail.com'
Frederico out 17, 2017 - 19:08

cheguei aqui procurando o sentido de SOUND em “McMurdo Sound” (região da Antártica), mas está difícil achar…

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy