Dupla Negação: Palavras Em Inglês Traiçoeiras

Outro dia falei sobre a “dupla negação” ou “dupla negativa” que costuma derrubar muitos estudantes de inglês – inclusive os avançados. Há muitas particularidades e diferenças sutis entre as línguas que tendem a nos deixar confusos e, por conta disso, o trabalho do inglês no teclado é ajudar o maior número possível de pessoas que desejam entender os meandros e nuances da língua inglesa. No vídeo abaixo você confere uma aula introdutória sobre o tema. Vale muito a pena conferi-la antes de continuar a ler esse artigo que se trata de um texto complementar sobre a dupla negação.

Dupla Negação e Palavras Traiçoeiras

Pois bem. Considerando que você conferiu as minhas dicas acima, vamos dar olhada em alguns pequenos detalhes dentro da perspectiva da dupla negação. São coisas simples, mas que vale a pena eu dar uma reforçada para você não cometer esses pequenos deslizes.

Palavras com prefixo – un

Palavras compostas do prefixo ‘un’ já possuem o sentido da negativa presente, razão pela qual dispensam formações de frases com palavras que vinculam o sentido da negativa de maneira associada.  Observe o seguinte exemplo. A palavra clear significa claro e o oposto dela em inglês é unclear. Se você quer dizer que algo padece de clareza pode optar por usar unclear ou ao empregar not + clear. Pereba que não existe uma palavra exata para unclear em português – quem sabe talvez pudéssemos adotar obscuro. Optei por traduzir como “nebuloso”.

Ex: Her position on Abortion Law is still unclear for voters.

[a posição dela quanto a uma lei de abordo ainda é nebulosa para os eleitores] 

Ex: Her position on Abortion Law is still not clear for voters.

[a posição dela quanto a uma lei de abordo ainda não está clara para os eleitores] 

Never

Never é outro exemplo de palavra  que costuma derrubar muitos estudantes de inglês, em especial os principiantes. Pense assim, ela é composta por n + ever = never. Logo, a primeira negação já consta em sua essência. Na frase abaixo marcamos a frase inicial em verde para indicar que se trata de uma afirmação e a palavra never de roxo para indicar que se trata de uma negação.

Ex: I will never have social media accounts.

Alguém afirma que nunca terá contas em mídias sociais. Estaria gramaticalmente errado se ela optasse por dizer “I will not never” – compondo a dupla negação.

Nothing / Nowhere / Nobody

Outras palavras que merecem uma atenção especial no tocante ao uso são termos como nothing, nowhere, nobody etc. Observe que o começo dessas palavras já indica que em sua contituação há a presença da negativa e portanto a frase em que ela aparecer deve conter um sentido geral de afirmativa.

Ex: I have no job and nowhere to live. 

[eu não tenho emprego e nenhum lugar para morar]

Ex: He had nothing more to say.

[ele não tinha mais nada a dizer] 

Hardly / Barely / Scarcely

E por sim, no contextos das palavras traiçoeiras em inglês que atraem estudantes de inglês a cometer a dupla negativa, temos aqueles termos como hardly, barely e scarcely. Você pode conferir uma explicação completa sobre hardly [clicando aqui] e barely [clicando aqui].

Ex: I could hardly disagree with anything he said.

Fatalmente o aluno é levado a crer que deve dizer I couldn’t embutindo a negativa indevidamente. É como no caso do exemplo abaixo. Confira:

Ex: She could barely understand English.

[ela sofria para entender inglês] 

Essas palavras já possuem em sua essência a conotação negativa de incapacidade, improcedência, impossibilidade e coisas do tipo. Não há porque usá-las associadas a termos que igualmente carregam um sentido de negativa formando a dupla negativa.

Então é isso. Gostou da explicação sobre a dupla negação em inglês? Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo]. Você não vai gastar nada com isso e ainda tem a chance de melhorar a sua pronúncia e escuta. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Curtir Página do Facebook

 

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta