Aprender Inglês em Casa: dicas que você ainda não leu

Aprender Inglês em Casa: dicas que você ainda não leu – Todos os dias recebemos mensagens no nosso formulário de contato de leitores que nos perguntam como aprender Inglês em casa.

Aprender Inglês sem sair de casa parece ser finalmente o objetivo de muita gente. Também pudera, com a vida corrida que levamos, uma das perguntas mais recorrentes vão no sentido de como se dedicar ao Inglês, isto é, como conseguir ceder parte do nosso tempo de maneira verdadeiramente efetiva.

Nesse texto vou lhe dar algumas dicas de como aprender Inglês sozinho e garantir para que os seus esforços não sejam em vão. Se ao final desse texto, você curtir as sugestões para aprender Inglês em casa, não esquece de curtir a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por á quando há novos artigos por aqui.

Aprender Inglês em Casa: como aprender inglês sozinho

Eu poderia sugerir planilhas, métodos mágicos, dicas de estudo de Inglês e coisas do tipo nesse texto. Mas essa não é a minha intenção. Nesse artigo o meu objetivo é lhe dar algumas sugestões de como você pode embutir o Inglês na sua vida de tal forma que você aprenda cada vez mais. Não há porque você ter raiva da língua inglesa. Diversas pessoas me dizem que “não gostam do Inglês” e eu fico pensando: não gosta porque? Você acha que não gosta ou você tomou birra porque já gastou rios de dinheiro com métodos de ensino que aparentemente não lhe agregaram conhecimento? O meu propósito não é pôr o dedo na ferida ou jogar um banho de água fria, mas precisamos levantar algumas hipóteses para que você não dê brecha para sabotagens contra você mesmo.

Dicas para aprender Inglês em casa: insira o Inglês no seu dia-a-dia

Outro dia assistindo ao filme Lord of War ou O Senhor das Armas como é chamado no Brasil, um dos personagens disse uma coisa super engraçada que me fez identificar com eles. Ele e a sua família apesar de morarem nos Estados Unidos eram de origem Iugoslávia e toda vez que ficavam com raiva falavam o idioma que aprenderam quando pequenos. A minha família é brasileira, mas nós moramos no Canadá por quase oito anos. Mudamos para lá poucos meses depois do meu nascimento. Aqui em casa não brigamos ou discutimos em Inglês, mas o hábito de falar Inglês (palavras ou frases) quando queremos usar o sarcasmo é imenso.

O negócio chega a ser tão engraçado que inclusive a minha namorada que, segundo ela, nunca gostou do Inglês, pegou a mania de falar palavras em Inglês como a gente, principalmente quando nos despedimos ou estamos brincando quanto a algum assunto. Ou seja, isso prova que é possível incluirmos o Inglês no nosso dia-a-dia contanto que a gente tenha com quem falarmos. Você não vai falar com as paredes. Pode ser até mesmo com o seu cachorro – não importa se você terá ou não um retorno, o que importa mesmo é falar, ainda que poucas coisas. Pode ser uma palavra nova, frase ou expressão que você aprendeu na sua aula de Inglês em um determinado dia, mas fale.

 aprender Inglês em casa
Aprender Inglês em Casa: Fale hello ou bye nem que seja com o seu cachorro.

Não é preciso falar muito. Você simplesmente tem que falar, que seja com o seu irmão, gato, cachorro, papagaio, avó surda – não importa. Como muito bem disse o blogueiro Ulisses do blog Tecla Sap, se você quer realmente aprender Inglês: fale. E eu endosso a opinião do Ulisses. Nem que seja para dizer bye toda vez que você se despedir de alguém ou hello para cumprimentar. Não importa a intensidade, mas apenas a constância.

Vou dar outro exemplo. Aqui em casa sempre gostamos muito de cachorros. Sempre nos referimos aos cães como dogs. É normal alguém perguntar “já deu a comida dos dogs?” ou “os dogs estão com fome”. A mania é tanta que inclusive a moça que trabalha na nossa casa diz: dog. Às vezes ela pergunta: você foi de bus? É engaçado como o ambiente fica contaminado e olha que nunca parei para pensar nisso até escrever esse texto com dicas para aprender inglês em casa.

Você deve estar achando estranho, pensando que eu iria mandar você ler um livro em Inglês ou fazer qualquer outra coisa do tipo, correto? Mas aprender Inglês sozinho não implica em se isolar do mundo achando que o ‘sozinho’ significa ausência de coletividade. Pelo contrário, a escolha é sua, mas o meio é que favorece o aprendizado.

Alguns textos que vale a pena ler:

Aprender em Casa: Acesse blogs de Inglês mantidos por brasileiros

Já dei essa dica em outro texto do blog Inglês no Teclado, mas é sempre bom frisar. No Brasil, assim como o Inglês no Teclado, existem diversas páginas mantidas por brasileiros que ensinam as pessoas a aprender Inglês. É sempre interessante você manter um contato regular com essas ferramentas para abrir a sua mente e começar a aprender Inglês de forma mais fluida. Isso porque  cada blogueiro tem o seu jeito de explicar e isso pode lhe auxiliar na compressão. Procure por arquivos de áudio e canais no Youtube para você ficar ligado. A gente mantém um canal no Youtube e se você quiser nos acompanhar basta [clicar aqui]. Sempre postamos dicas de Inglês por lá e esse é um meio gratuito de ensino e aprendizagem.  Super vale a pena dar uma conferida!

aprender inglês em casa
Aprender Inglês em Casa: acompanhe blogs de Inglês de brasileiros e aprenda muito.

Alguns dos blogs de Inglês mantidos por brasileiros que recomendo são: English Experts, Tecla Sap, Inglês na Ponta da Língua, English In Brazil e Inglês na Rede. Se você quiser saber mais a respeito deles pode ler no artigo 5 blogs de Inglês para você salvar nos favoritos.

Aprender Inglês em casa com gravações

Ninguém gosta de ouvir a sua própria voz, mas uma das formas mais eficazes de aprender Inglês em casa é definitivamente ouvindo o que você diz. Não sugiro você ficar repetindo palavras e frases feito um papagaio, mas essa é uma das melhores maneiras de você observar pontos que podem ser aprimorados. Contato que analisados com frequência, efetuar comparações envolvendo diferentes pronúncias em Inglês é sempre benéfico para a sua própria pronúncia e escuta.

aprender inglês em casa
Como aprender Inglês em casa: a melhor forma é você mesmo analisar a sua pronúncia.

Eu já disse em diversos textos do Inglês no Teclado como é importante as pessoas focarem na pronúncia para que aperfeiçoem o entendimento no mesmo compasso da escuta. Ambas habilidades são como irmãs gêmeas e fortalecer uma frente é como fortalecer a outra ao mesmo tempo. Por isso a ferramenta da gravação pode lhe ajudar muito, trazendo benefícios que você dificilmente conseguiria obter sem ser crítico consigo mesmo. Outra dica que dou é ler os seguintes textos:

Escute músicas em Inglês Britânico e Americano para aprender Inglês em casa

Se você quer mesmo aprender Inglês em casa não foque em apenas em escutar músicas em Inglês. Recentemente escrevemos um texto explicando a diferença entre o Inglês britânico e o Inglês americano por meio de músicas. Essa é uma estratégia super importante para quem quer aprender Inglês em casa. Observar atentamente todos os aspectos que permeiam ambos os sotaques e como cada um forma e junta as palavras é essencial e costuma funcionar para interligar pontos que à vezes nós mesmos negligenciamos. Através da curiosidade e percepção conseguimos amadurecer o nosso entendimento da língua inglesa.

aprender inglês em casa
Aprender Inglês em casa escutando e comparando sotaques em Inglês.
Assista Filmes para aprender Inglês em casa

Já explicamos aqui no Inglês no Teclado sobre a abordagem que sugerimos ao adotar a técnica de ver filmes e aprender Inglês em casa. É que se você adota o plano errado, acaba acreditando que de fato a ideia de ver filme em Inglês para aprender inglês é conversa para boi dormir. Para saber como exatamente você deve fazer isso leia o texto estratégico: Como praticar o listening: dicas geniais. Nele a gente explica passo a passo como você deve fazer para que realmente surta um efeito positivo.

aprender inglês em casa
Dicas de Como aprender Inglês em casa: assistir filmes em casa ajuda contanto que feito da forma correta.

Então é isso. Essas foram algumas dicas que costumo dar a todos os estudantes da língua inglesa. A gente simplesmente adora falar sobre como aprender Inglês sozinho, ou seja, como aprender Inglês em casa. Para ficar ligado nas próximas dicas do Inglês no teclado sobre como turbinar o seu inglês e garantir que os seus estudos não sejam em vão, curta a nossa página oficial no Facebook.  A gente sempre dá um toque por lá quando há novidades por aqui. Estamos desde 2009 divulgando informações valiosas sobre como aprender Inglês de graça e via internet! Ajuda a gente, é rapidinho!

Curtir página do Facebook

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta